Goianos vão aos Jogos Escolares da Juventude no Paraná

Estado levará 130 atletas para a competição, que começa nesta quinta, 12 de novembro


Os Jogos Escolares da Juventude, etapa 15 a 17 anos, começam nesta quinta-feira, dia 12, em Londrina e Maringá (PR). Mais de 3.800 jovens atletas de todo o País estão nos preparativos finais para a etapa nacional. Goiás será representado por 130 estudantes atletas. Serão disputadas 13 modalidades esportivas e, a nova geração de talentos poderá conferir ainda uma intensa programação cultural.

A Secretaria da Educação, Cultura e Esporte (Seduce), por meio da Superintendência de Desporto Educacional, está patrocinando o transporte terrestre para todos os componentes da delegação goiana. Mais de 150 esportistas entre atletas, comissão técnica e dirigentes estarão representando Goiás na competição. Os jogos prosseguem até o dia 21 de novembro.

O certame terá a disputa das modalidades de atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. A cidade de Maringá receberá as competições do atletismo. Mauricio Roriz, superintendente de Desporto Educacional da Seduce, em reunião com toda comissão técnica da delegação que participará da competição, comemorou, a expressiva participação de Goiás no jogos nacionais. “Pela primeira vez teremos atletas disputando medalha em todas as modalidades esportivas da competição”, disse ele.

Celeiro de atletas
Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do País, revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro. Além da identificação de atletas para o alto rendimento, o objetivo do evento é contribuir para a inserção social dos jovens através do esporte.

Vão participar do evento estudantes de 25 estados, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade anfitriã dos Jogos. Ao todo, mais de seis mil pessoas estarão envolvidas nos Jogos Escolares, entre atletas, treinadores, oficiais, médicos, voluntários, organizadores, etc.

Os números dos Jogos Escolares contemplaram mais de dois milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de quase quatro mil cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB, reúne em cada faixa etária atletas de todo o País. Em setembro foi realizada a etapa nacional para jovens de 12 a 14 anos, em Fortaleza (CE). Nesta etapa, a delegação de Goiás trouxe na bagagem duas medalhas para a natação, sendo a uma de prata (50 metros – costas), com Matheus Boggian, e uma de bronze (100 metros – borboleta), com Augusto Felisbino. Destaque também para a xadrezista Rafaela Moura Di Simoni e para as equipes de basquetebol feminino e futsal masculino, que ficaram em quarto lugar.

Eventos paralelos
Além das competições, os jovens atletas terão à disposição uma série de eventos paralelos. O programa socioeducativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o País aos valores olímpicos. Esse ano, o tema geral do evento é Igualdade de Gêneros.

Para inspirar os jovens talentos do esporte nacional, o COB selecionou 12 atletas olímpicos ou pan-americanos para atuarem como Embaixadores dos Jogos. A função dos Embaixadores é levar o exemplo positivo da prática esportiva para os jovens participantes através do contato direto, palestras e atividades educativas. Os atletas escalados como embaixadores para Londrina são: Vanderlei Cordeiro (atletismo), Josuel Santos (basquete), Luciano Pagliarini (ciclismo), Lenísio Teixeira (futsal), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Diogo Hubner (handebol), Charles Chibana (judô), Aline Silva (luta), Fabiola Molina (natação), Hugo Hoyama (tênis de mesa), Helia Fofão (vôlei) e Shelda Bede (vôlei de praia).

Os Jogos Escolares da Juventude já revelaram vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Na delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos de Londres 2012, 17 atletas do Time Brasil já haviam passado pela competição estudantil.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura Municipal de Londrina e patrocínio máster da Coca-Cola.

Notícias de Goiás

Compartilhe

Comente: Goianos vão aos Jogos Escolares da Juventude no Paraná