Clubes deverão relacionar jovens no Goianão 2013

Em Conselho Técnico realizado na última terça-feira, FGF decidiu que times terão que relacionar pelo menos quatro atletas com até 22 anos de idade


Representantes dos dez clubes participantes do Campeonato Goiano de 2013 se reuniram na última terça-feira, 23 de outubro, na sede da Federação Goiana de Futebol, para o Conselho Técnico do torneio, que definiu os detalhes da competição. A fórmula de disputa será repetida pelo quarto ano seguido, com dez clubes jogando entre si em 18 rodadas, os quatro melhores passam para a semifinal, e os dois piores são rebaixados. O campeonato se iniciará no dia 20 de janeiro e terminará no dia 19 de maio.

As novidades não foram muitas, mas uma chamou mais a atenção. Para o próximo Estadual, todos os dez clubes terão que relacionar, em todos os jogos, pelo menos quatro atletas com até 22 anos de idade – nascidos a partir de 1º de janeiro de 1991. Inicialmente, a FGF sugeriu que tal número fosse de cinco atletas, entretanto apenas os dirigentes do Goianésia e Grêmio Anápolis acataram a sugestão.

Itumbiara, Crac e Aparecidense votaram para que apenas três jovens fossem relacionados. Os demais cinco clubes, incluindo os três grandes da capital, votaram para que tal número fosse de quatro atletas, o que foi determinado. Quem descumprir a decisão perderá pontos na disputa. A nova regra foi bem aceitada pelos clubes.
- Isso é importantíssimo, porque você consegue, talvez, ganhar um dinheirinho através de jogadores novos – analisou Roberto Silva, presidente do Crac.

Os representantes de Goiás, Vila Nova e Atlético-GO também gostaram da nova determinação para o Goianão 2013.

- Essa medida é necessária. Os clubes, principalmente os fora do eixo Rio e São Paulo, vão sobreviver se forem clubes formadores – declarou Marcelo Segurado, diretor de futebol esmeraldino.

Marcos Egídio, diretor jurídico do Atlético-GO, entende que ‘quatro jovens é um número interessante’, e a medida vai ajudar ‘na redução de despesas. Marcos Martinez, presidente do Vila Nova, também valorizou a medida.

- A nossa categoria de base sempre foi muito boa, e esse ano valorizamos bem a base. Pra gente vai ser muito bom – analisou.

Tal medida foi adotada na Divisão de Acesso do Campeonato Goiano em 2012, e na Terceira Divisão. Na Segundona, os clubes foram obrigados a relacionar pelo menos nove jogadores com até 22 anos. Na Terceirona, tal número subiu para 14.

Apenas uma vaga para a Série D
O presidente da FGF, André Pitta, revelou que o estado de Goiás terá apenas uma vaga na Série D de 2013. A alteração se deu devido à redução de clubes participantes da Série D em 2013. Em 2012, Aparecidense e Crac disputaram o torneio. Goiás, Atlético-GO, Vila Nova e Crac não disputam a vaga por já estarem nas outras divisões nacionais.

No Conselho Técnico, foi definida também a data limite para inscrição de jogadores para a primeira rodada do Goianão, que será no dia 14 de janeiro. Para o restante do campeonato, jogadores poderão ser inscritos até o dia 22 de março. Os ingressos terão que ter preço único de R$ 15. O clube que desejar fazer promoção deverá realizá-la por no mínimo três jogos e comunicá-la à FGF.

O prazo para que os clubes enviem todos os documentos necessários para regularizar a situação de seus estádios é até o dia 3 de janeiro. A tabela do Goianão 2013 será divulgada até o dia 21 de novembro, data limite estipulada por lei para sua publicação.

Fonte: Globo Esporte. Foto: Sebastião Nogueira - O Popular

Compartilhe

Comente: Clubes deverão relacionar jovens no Goianão 2013