Acrobacias aéreas movimentarão o céu de Rio Verde

Cidade sediará Aero Feira Goiás de 6 a 10 de junho


A Aero Feira Goiás 2012 (AFG) promete ser o maior evento aéreo do Centro-Oeste, de 06 a 10 de junho de 2012 na cidade de Rio Verde, Goiás. Além de exposição de aeronaves, produtos e serviços relacionados ao setor aeronáutico, a AFG será palco de uma etapa do Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea (CBA), paraquedismo, aeromodelismo, veículos antigos e outros atrativos reunidos em uma área de 28.000 m² ao lado do aeroporto de Rio Verde. Contará com restaurante, banheiros, aero shopping, estacionamento, playground e tudo mais para um excelente programa familiar.

Toda essa estrutura deve reunir mais de 20 mil pessoas nos cinco dias de evento, o que se torna uma excelente oportunidade para empresas exporem seus produtos e serviços, não apenas os voltados ao setor de aviação, mas também de automóveis, motos, barcos e outros veículos a motor, modelismo, esportes radicais e roupas e acessórios. Mais que isso, é uma grande chance para conquistar novos clientes em um mercado promissor e ainda inexplorado, nessa que é a cidade com o maior PIB agropecuário do Brasil.

Pilotos de todo País
Você já parou para ver uma sequência de acrobacia de precisão? Se já fez isso, prepare-se, pois logo estarão por aqui, em Rio Verde, os melhores pilotos brasileiros dessa modalidade. E se você nunca viu, venha conferir o esporte de maior adrenalina que o homem pode praticar.

Estarão entre os atletas, o tricampeão da modalidade de estilo livre e bicampeão brasileiro de precisão, Luiz Guilherme Richieri. Voando um Sukhoi 31, monoposto fabricado na Rússia, é considerado hoje o piloto mais experiente nessa aeronave na América Latina. Seus resultados comprovam toda a sua experiência e arrojo. Quando em vôo pode simplesmente desafiar as leis da gravidade com manobras de tirar o fôlego. Já representou o Brasil em campeonatos internacionais e, portanto, é uma das grandes atrações na categoria ilimitada, a mais complexa das sequências de competição.

Na categoria avançada, a que faz a transição do piloto acrobático para a última escala desse esporte que é a ilimitada e também muito complexa, teremos o gaúcho Luiz Basson Dell´aglio, conhecido por todos como DELL. Seu avião é um Extra 230 de origem Alemã. Afinadíssimos, piloto e avião encantam a todos com um balé aéreo preciso e emocionante.

Voando dentro de um “Box” com referências marcadas no solo, cujas medidas compreendem 1.000 metros de aresta, esses pilotos buscam a cada manobra o maior número de pontos e seguem uma sequência que pode ter até 12 ou 13 manobras.

Falamos da geração precursora da acrobacia de alta performance no Brasil, obviamente outros grandes nomes desse esporte já não estão mais competindo por motivos particulares e de trabalho, deixaram grandes marcas no esporte em nosso país.

A semente foi muito bem plantada e hoje temos uma nova geração de pilotos que surpreendem a todos com tamanha técnica e precisão. Isso é sem dúvida o resultado de muito treinamento e investimento em horas de vôo, buscando chegar o mais próximo possível do perfeito.

A troca de informações com os mais antigos e a experiência em competições fora do Brasil, somadas às novas tecnologias, faz surgir uma acrobacia com novo visual, mais veloz e com uma pegada acrobática diferente que nos leva a admirar ainda mais esse esporte magnífico.

Desse time de novos talentos salientamos os nomes de algumas figuras que merecem especialíssima atenção: Francis Barros, também vindo da acrobacia de base, passou por todas as etapas de adaptação e voou vários tipos de acrobáticos como Decathlon, Christen Eagle, Cap-10b, Extra 300 e hoje se prepara para o campeonato mundial de 2013 voando um Sukhoi 31.

Francis retornou a pouco de Sebring, estado da Florida, com resultado surpreendente na categoria ilimitada. Piloto arrojado, detentor de um potencial de concentração incrível e grande conhecedor das regras e das figuras acrobáticas, é o expoente do esporte no momento. Francis tornou-se uma das grandes revelações nos últimos anos garantindo o futuro da acrobacia e ainda mais, fazendo com que aqueles que curtem o vôo acrobático possam ter a certeza de que a acrobacia aérea estará no ar por muito tempo.

O evento é uma realização do Comitê Brasileiro de Acrobacias e Competições Aéreas – CBA e está sendo organizado e comercializado pela agência de propaganda Cia da Criação, de Rio Verde.

Família de campeões
Outro nome a ser lembrado vem de uma família de aviadores e que tem como exemplo e incentivador o próprio pai, que se dedica também à atividade de show aéreo e que junto com o irmão mais jovem formam a conhecida esquadrilha TEXTOR, time que vem encantando o Brasil com três aviões de performance diferente.

O piloto em questão chama-se Andre Textor, o número 2 da esquadrilha. Falamos de uma nova forma de pilotagem acrobática, com uma pegada diferente, velocidades e altitudes fora do convencional e esse é o novo estilo acrobático seguido e mostrado pelo piloto André Textor.

Mixando o ruído do motor lycoming 6 cilindros, com o som dos estais da asa, a música com fumaça no estilo livre, a leveza do vôo acrobático como balé e a adrenalina latente no sangue no momento de voar, temos como resultado final um espetáculo aéreo inesquecível, e estaremos todos em Rio Verde para admirar e aplaudir a acrobacia brasileira de competição na segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Acrobacia Aérea.

Texto: Osvaldo N. Ramos (Vadico)

Compartilhe

Comente: Acrobacias aéreas movimentarão o céu de Rio Verde