Tudo pronto para o Intercom Centro-Oeste 2013

Evento acontece de 1° de maio a 30 de junho na Faculdade Objetivo


Promover o encontro de pesquisadores, professores e estudantes regionais com o intuito de incentivar a produção científica e o debate em Comunicação. Este é o objetivo do XV INTERCOM CENTRO-OESTE, realizado de 30 de maio a 1° de junho, a partir das 9hs, na Faculdade Objetivo, em Rio Verde (GO).

O evento, realizado pela Faculdade Objetivo em parceria com a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), abordará o tema “Comunicação em tempo de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades”, o mesmo do Congresso Nacional (INTERCOM MANAUS 2013), que acontecerá de 2 a 7 de setembro, em Manaus (AM). Durante três dias, serão analisadas e debatidas as redes sociais sob o ponto de vista das novas tecnologias e da impessoalidade, na medida em que vivemos a era digital.

O congresso contará com professores renomados nacionalmente na área de comunicação, com destaque para os expoentes do Centro-Oeste presentes em palestras, debates, mesas e oficinas.  Destacam-se as presenças dos doutores em Ciências da Comunicação e autores de diversos livros e publicações na área, Cremilda Medina e Victor Gentilli.

Além disso, serão apresentados e premiados os trabalhos produzidos por alunos no âmbito acadêmico durante a XX Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (EXPOCOM), que busca estimular o desenvolvimento e aprimoramento da pesquisa experimental da área de Comunicação, assim como o intercâmbio entre as escolas de Comunicação, professores e estudantes.
 
Congressos Regionais
Desde 1988 a INTERCOM promove o encontro dos pesquisadores da área residentes nas diversas regiões brasileiras. Originalmente denominados Simpósios Regionais, se tornaram mais conhecidos pela sigla SIPEC. Em pouco tempo, constituíram uma tradição na vida da entidade, conseguindo reunir e mobilizar em termos regionais pesquisadores, professores e estudantes. Seu objetivo tem sido o de atualizar o debate sobre o estado da arte e as tendências da pesquisa em Comunicação de cada região.

A partir de 2006, adotaram o nome de Congressos Regionais, passando a influir decisivamente na formulação de modelos de análise da Comunicação que a INTERCOM julga consentâneos com a sociedade e a cultura brasileiras. Estes eventos destinam-se a estimular a produção científica existente nos diversos espaços de ensino, pesquisa e produção comunicacional, em diferentes modalidades. Sua meta é instaurar um fértil diálogo plural entre sujeitos diferenciados, no sentido de fomentar as diversidades regionais para fortalecer a identidade nacional, numa conjuntura marcada pela globalização.

Pesquisadores, educadores e empreendedores de cada região são convidados a refletir sobre o tema central escolhido para o Congresso Nacional da INTERCOM, ajudando a promover o debate de questões de ponta no cenário da comunicação.
 
Sobre a INTERCOM
A INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – é uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. A entidade estimula o desenvolvimento de produção científica não apenas entre mestres e doutores, como também entre alunos e recém-graduados em Comunicação, oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam nos eventos promovidos pela entidade.

Fundada no dia 12 de dezembro de 1977 em São Paulo, a INTERCOM preocupa-se com o compartilhamento de pesquisas e informações de forma interdisciplinar. Além de encontros periódicos e simpósios, a instituição promove um Congresso Nacional – evento de maior prestígio na área de pesquisa em Comunicação, que recebe média de 3.500 pessoas anualmente, entre pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior. O evento, sediado em cidade escolhida pelos sócios no ano anterior, é precedido de cinco Congressos Regionais.

A instituição ainda é responsável pelo lançamento de livros e revistas especializados em Comunicação, além da busca por parcerias com entidades de mesmo objetivo, institutos e órgãos de incentivo à pesquisa brasileiros e estrangeiros. Esse intercâmbio é um incentivo à formação científica, tecnológica, cultural e artística, além de uma forma de capacitar professores, estudantes e profissionais da Comunicação. (Fonte:www.intercom.org.br)

Compartilhe

Comente: Tudo pronto para o Intercom Centro-Oeste 2013