Sindicato Rural prepara mais uma 'Queima do Alho'

Evento acontece no dia 4 de julho


O nome Queima do Alho é dado a tradição da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro e virou uma das principais atrações da Exposição Agropecuária de Rio Verde. O cardápio é composto por arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e a carne livre, tudo feito em fogão improvisado, bem próximo ao chão.

A queima do alho surgiu há sete anos e foi trazido a cidade através do presidente Walter Baylão Júnior, Lúcio Silva Moraes e Danilo Moraes.

No início o espaço era pequeno, não havia estrutura para freezer elétrico e as bebidas eram geladas em caixas térmicas. Os dois primeiros anos foram gratuitos, até o evento criar nome e hoje é sucesso e recorde de público.

As comitivas participantes da disputa culinária chegam cedo e iniciam os preparativos ainda antes do sol raiar, uma vez que tudo precisa estar pronto para a hora que os jurados passarem para experimentar as comidas típicas.

Os jurados julgam as traias e as comidas e atribuem notas que depois são somadas para chegar a um grande campeão.

Mas, organizar uma festa igual a esta exige muito preparo. São aproximadamente 100 pessoas trabalhando para que a festa aconteça perfeitamente. Entre elas estão, funcionários do caixa, bilheteria, segurança, limpeza. Danilo Leão Moraes trabalha na Queima do Alho desde 2008, quando começou, não tinha uma função específica, mas agora, é o responsável pela pelo bar, desde receber a bebida, gelar e organizar. “A evolução do evento é notada a cada passar de ano, as modificações foram acontecendo, o local ganhou adequações e tudo está evoluindo junto, sem perder a essência dos tropeiros”, explica. Moraes comenta ainda que ele trabalha na queima do alho por paixão, que por muitas vezes já disse que deixaria de ajuda, mas quando vê, já está lá, mais um ano atendendo o público.  

Um diferencial da queima do alho é a segurança. Além de equipes particulares de segurança, polícia militar e corpo de bombeiros auxiliam durante toda a festa.

A vendinha com comidas, bebidas e artigos são um charme, sem contar nos shows realizados, que todos os anos surpreendem a todos. “Este ano teremos como atração Divino e Donizete, Bel Monte e Amaraí e Vander e Vandeir de Uberaba e deficientes visuais”, explica um dos organizadores do evento, Lúcio Silva Moraes. De acordo com ele, o público que for até o evento poderá mais uma vez se deliciar com a boa comida, a boa música e com os resgates culturais.

Assessoria de Imprensa – Sindicato Rural de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Sindicato Rural prepara mais uma 'Queima do Alho'