Secretaria de Educação distribuiu gibis

Mais de 1.500 gibis foram entregues às unidades da rede municipal


A tarde da última quarta-feira, 6, não foi como os demais dias letivos para os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef’s) Clóvis Leão de Almeida e Filadelfo Jorge da Silva Filho. Com olhos atentos e curiosos, as crianças aguardavam ansiosas a entrega de gibis.

A doação dos 1.500 livros foi feita pela associação beneficente “Grupo Apego” à Secretaria Municipal de Educação (SME). A iniciativa partiu de uma das grandes abordagens da associação: a educação, mediante o projeto “Apego em Quadrinhos”, realizado em comemoração ao Dia Nacional das Histórias em Quadrinho, celebrado no dia 30 de janeiro.
 
A coordenadora das bibliotecas escolares da SME, Rizzia Silva, acompanhados pelos integrantes do grupo Apego, Renan Thielke e Matheus Danielewz fizeram a distribuição dos gibis.
 
Sobre a iniciativa, Rizzia destacou a satisfação em participar da doação: “É um prazer proporcionar esse ato às crianças. Tenho certeza que é uma grande motivação para os alunos”, concluiu.
 
O gestor da Emef Clóvis Leão de Almeida, Renato Pereira de Moraes vê a iniciativa como um avanço em relação ao desenvolvimento do hábito da leitura para as crianças, e agradeceu: “Fiquei muito grato com a doação do grupo Apego, sei que muitos não teriam condições ou não veriam como prioridade a compra de um livro, este é um incentivo muito grande para os alunos”.
 
Segundo o Renan Thielke, integrante do Apego, conhecimento é sempre bom e se pelo menos uma das crianças que tiver recebido um gibi, exercitar a leitura e fizer dela um hábito, todo o esforço terá valido a pena”, disse.
 
O também integrante do grupo, Matheus Danielewz conversou com algumas crianças e compartilhou: “Muitas não sabiam que poderiam levar o livro para casa, outras achavam que a leitura era para algum trabalho de escola, mas a partir do momento que viram que não era obrigação, que o livro poderia ser levado para casa, que poderiam ler como quisessem sem compromisso ficaram surpresas e pediram para voltarmos e entregarmos mais livros”.
 
Na Emef Clóvis Leão de Almeida, os alunos foram chamados de sala em sala até o pátio da unidade para que a entrega fosse feita. Aguardando receber os livros, os alunos Luan de Oliveira e Ivan Carvalho, ambos de 11 anos de idade, se diziam felizes. “Eu gosto de ler. Acho melhor que vídeo game, porque o livro nos ensina muita coisa”, comentou Luan.
 
Já Samuel Vieira, de 12 anos, contou que gosta de ler e que já tem alguns livros em casa. “Gibi eu ainda não tinha, mas eu gosto das histórias de ação e dos herois”, ressaltou.
 
Maísa Guimarães e Maria Izabella, as duas também de 11 anos, veem os livros como fonte de aprendizagem. “Ler nos ajuda a escrever melhor. Quanto mais a gente lê, mais iremos aprender”, concordaram.
 
Na Emef Filadelfo Jorge da Silva os livros foram distribuídos nas salas. O gestor da unidade, Tarcisio Santiago elogiou a atitude e destacou que a leitura não tem tantos incentivos nos dias atuais, tendo em vista que os recursos tecnológicos, como televisão e computador tem ocupado grande parte do tempo das crianças. “Muitas crianças e adolescentes estão perdendo o interesse de visitar bibliotecas. Quando se dá um livro é como se fizéssemos um resgate deste hábito, pois os alunos são motivados a desvendar as histórias e redescobrir esse universo”, concluiu.
 
Dos livros doados, cerca de 700 foram distribuídos aos alunos do 1º ao 9º ano das duas unidades, outra parte será destinada para os estudantes das mesmas séries da Emef Chafic Antônio e os demais ficarão disponíveis na biblioteca itinerante da SME.

Ascom – Secretaria Municipal de Educação

Compartilhe

Comente: Secretaria de Educação distribuiu gibis