Rio Verde sediará II Conferência de Cultura

Evento terá início no dia 28 de junho


A Fundação Municipal de Cultura realiza no próximo dia 28 deste mês, a II Conferencia Municipal de Cultura.  Com o tema proposto pela 3ª Conferência Nacional de Cultura: “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura”, a Conferência do nosso município reunirá representantes de vários segmentos, a fim de elaborar um Plano Municipal de Cultura e discutir ações que visam contribuir para a valorização da cultura de Rio Verde.

O encontro acontecerá no Auditório da Faculdade Objetivo das 08h s 18h e será aberto a toda comunidade.

Dentre as atividades propostas para a Conferência, terão mini-cursos e oficinas com o tema relacionado, além de palestras. O tema geral será explanado pelo representante da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT- GO), João Luiz Prestes Rabelo.

A programação conta ainda com apresentações culturais, mostrando um pouco do talento de nossos artistas. E com a eleição de Delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Cultura.

João Orlando Cruvinel de Lima ressalta a importância da Conferencia para o Município. “Temos a oportunidade de levantar ações que contribuirão ainda mais para a valorização da nossa cultura. É uma oportunidade que a população tem de dar sugestão. Além de subir mais um degrau para receber incentivos do Estado”.

A Conferência Municipal de Cultura tem como objetivos: Propor estratégias de articulação e cooperação institucional, Debater experiências de elaboração e implementação de Planos Municipais de Cultura, Discutir a cultura local nos seus aspectos de identidade, da memória, da produção simbólica, da gestão, da sua proteção e salvaguarda, da participação social e da plena cidadania.

Propor estratégias para reconhecimento e fortalecimento da cultura, Promover o debate, intercâmbio e compartilhamento de conhecimentos, linguagens e práticas, valorizar o fomento, a formação, a criação, a divulgação e preservação da diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões, Propor estratégias para proporcionar aos fazedores de cultura locais o acesso aos meios de produção, assim como propor estratégias para universalizar seu acesso à produção e à fruição dos bens, serviços e espaços culturais, Fortalecer e facilitar a formação e o funcionamento de fóruns e redes locais em prol da Cultura, Contribuir para a integração das políticas públicas locais que apresentam interface com a cultura; e Avaliar os resultados obtidos nas Conferências Municipais de Cultura anteriores.

Assessoria de Imprensa - FMC

Compartilhe

Comente: Rio Verde sediará II Conferência de Cultura