Queima do alho: Você sabe como tudo começou?

A tradição dos tropeiros que é representada na queima do alho da Expo Rio Verde


A queima do alho como nós conhecemos é apenas uma representação de uma tradição que data do século XVII. Os tropeiros foram os responsáveis pela criação de muitas estradas e cidades do interior do país e principalmente foram comerciantes fundamentais na distribuição de produtos e serviços pelo interior do Brasil.

A tradição dos tropeiros que é representada na queima do alho da Expo Rio Verde inclui a chegada das comitivas ao Tatersal de leilões do sindicato rural e a preparação de comidas típicas. Conhecida como a verdadeira queima do alho, além de tradição e sabor os participantes ainda encontram diversão com os shows ao vivo que são realizados.

Mas não pense que tudo não passa de uma festa, na verdade existe também um concurso culinário que é levado muito à sério pelos participantes. Cada uma das 15 comitivas participantes prepara pratos típicos para a competição e também pratos especiais para os participantes da festa.

Em Rio Verde a festa começou há oito anos após o presidente Walter Baylão visitar a festa de peão em Barretos, São Paulo. Na ocasião os organizadores do evento na cidade convidaram o presidente para conhecer a queima do alho, após perceber a tradição e a beleza da festa resolveu lançar o evento em Rio Verde.

Não fique de fora dessa festa que mescla tradição, sabor e alegria, é neste sábado dia 2 de Julho às 10 horas no Tatersal de Leilões do Sindicato Rural.

Sindicato Rural RV

Compartilhe

Comente: Queima do alho: Você sabe como tudo começou?