Pecuária 2014: Queima do alho superou expectativas

Evento aconteceu no último sábado, 5 de julho, no Tatersal do Sindicato Rural


O bosque do Tatersal de leilões do Sindicato Rural foi pequeno para tanta gente que no sábado (05) foi participar da sexta edição da Queima do Alho. O evento tradicional dentro da programação da Exposição Agropecuária reuniu cerca de quatro mil pessoas e contou com muita comida boa, gente bonita e música de qualidade.

As 14 comitivas participantes da disputa culinária chegaram cedo e iniciaram os preparativos ainda antes do sol raiar. A comitiva tetracampeã Amigos, de Santa Helena veio preparadíssima para a disputa e investiu na decoração do espaço, com traias bem característica da época campeira. “Termos ganhado quatro vezes é uma responsabilidade muito grande, pois temos que nos superar toda vez que participamos do evento, mas o nosso segredo, bom, esse eu não posso revelar”, contou o capataz da comitiva Flávio Bimbato.

A Queima do Alho trata-se de um concurso culinário, em que o vencedor é o cozinheiro que prepara a melhor refeição à moda dos tropeiros. No cardápio está o arroz carreteiro, o feijão gordo, a paçoca de carne e a carne livre, tudo feito em fogão improvisado, bem próximo ao chão.

Os jurados julgaram as traias e as comidas, e de acordo com eles, não foi nada fácil, pois cada comitiva tinha um tempero diferente, que acaba dificultando muito na hora de atribuir as notas. “Experimentar a comida de 14 comitivas foi tarefa difícil, pois chegou um momento em que o paladar acabou se confundindo com tantos sabores, mas eu gostei muito de ter participado do evento”, afirmou o juiz Wagner Gomes.

A mesma opinião teve o produtor rural César que veio de Paraúna para ser jurado no evento. “Gostei muito de ter sido jurado, fácil não foi, mas consegui diferenciar uma comitiva da outra e posso afirmar, todas estão de parabéns”.

Após o julgamento tanto da comida como das traias, o ápice da festa foram às apresentações musicais. A dupla mirim, Vinícius e Venâncio deu um show no palco cantando músicas raízes. “Já estamos na estrada há sete anos e apesar da pouca idade, pois temos só 13, estamos conseguindo fazer um belo trabalho, temos muito que agradecer ao presidente Walter Baylão Júnior e ao organizador do evento Lúcio Silva Moraes por terem nos convidado para participar desta bela festa”, disse a dupla.

Outra dupla que subiu ao palco da Queima do Alho foram os “Violeiros do Brasil”, Divino e Donizete, que com todo o carisma mais uma vez cativou o público e literalmente levantou o público do chão com modas caipiras.

Mas o grande momento da festa foi quando a dupla Lourenço e Lourival chegou, foi neste momento que jovens, adultos e idosos não conseguiram segurar as lágrimas, principalmente quando eles tocaram algumas das músicas de maior sucesso, “Franguinho na Panela” e “Menina da  Aldeia”. Teve gente que viajou 450 quilômetros só para assistir ao show, este foi o caso do senhor Gilvêncio Luiz Pereira de 90 anos que veio de Uberaba – Minas Gerais. O idoso é fã da dupla há muitos anos e conta que no começo ouvia Lourenço e Lourival de um rádio. “Foi uma felicidade muito grande ter conseguido realizar este sonho, gosto demais deles, desde criança acompanho e fiquei satisfeito em poder estar aqui”, contou.

De acordo com a comissão organizar a sexta edição da Queima do Alho foi um sucesso, superou as expectativas e foi à oportunidade de manter a tradição tropeira. “Recebemos inúmeros elogios, acho que nossa festa abriu muito bem as festividades da 56ª Exposição Agropecuária, todos os anos nos superamos em alguma coisa e tenho a certeza de que no ano que vem, traremos ainda muitas outras novidades”, explicou o organizador Lúcio Silva Moraes.

Para o presidente do Sindicato Rural, Walter Baylão Júnior, este ano a Queima do Alho foi sem dúvida uma festa para ficar na história, pois conseguiu reunir em um só local comida boa, música boa, gente bonita e alegre. “Nossa festa só foi esse sucesso graças a todos que vieram aqui prestigiar, sem a população não teríamos conseguido nada, então quero aqui agradecer a cada um de vocês que passou o sábado em nossa festa”, ressaltou Baylão.

O resultado oficial das comitivas saiu por volta das 19h00min e todos aguardavam ansiosos. O quinto lugar ficou com a Comitiva Burro Chucro de Rio Verde. O quatro lugar foi da Comitiva Ponderosa de Barretos – São Paulo. Já o terceiro lugar ficou com a Comitiva Amigos de Santa Helena, o segundo lugar foi da Comitiva Nossa Terra de Rio Verde e a grande campeão foi a Comitiva Os Copo Anheiros de Acreúna.

O capataz da Comitiva Os Copo Anheiros, Aleximar Gomes ficou muito feliz e disse que a premiação só foi conseguida através da união de todos da equipe. “Parabenizo todos os componentes da nossa equipe, o primeiro lugar foi conseguido pela ajuda de todos, agradeço todos e também ao Sindicato Rural por esta bela festa”, conclui.

Confira os resultados
1º Lugar - Os Copo Anheiros (Acreúna)
2º Lugar - Nossa Terra (Rio Verde)
3º Lugar - Amigos (Santa Helena)
4º Lugar - Ponderosa - (Barretos - São Paulo)
5º Lugar - Burro Chucro (Rio Verde)

Assessoria de Imprensa – Sindicato Rural

Compartilhe

Comente: Pecuária 2014: Queima do alho superou expectativas