Pecuária 2014: Queima do alho acontece no dia 5 de julho

Evento chega este ano à sua sexta edição


O nome Queima do Alho é dado a tradição da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro e virou uma das principais atrações da Exposição Agropecuária de Rio Verde.

A comida é feita em fogão improvisado e comitivas de toda a região participam desta festa que sempre acontece um dia após a abertura oficial do evento, no dia 5 de julho.

Como já é tradição, a Queima do Alho acontece no Bosque do Tatersal de Leilões do Sindicato Rural e esse ano já está em sua sexta edição. De acordo com um dos organizadores da Queima do Alho, qualquer pessoa pode participar do evento, desde que adquira o ingresso antecipado.

No ano de 2012 a Queima do Alho reuniu cerca de quatro mil pessoas e 12 comitivas de diversas localidades como: Iporá, Caiapó, Santa Helena, Acreúna, Rio Verde e até de São Paulo.

As comitivas participantes do evento seguem a risca as exigências especificadas pela comissão organizadora, dentre elas estão:

• O preparo da comida deve ser feito pelos homens, pois antigamente eram eles que cozinhavam nas estradas. As mulheres podem participar da comitiva, mas não na cozinha;

• É obrigatório utilizar fogo de chão;

• Poderão participar da queima do alho qualquer comitiva desde que previamente inscrita, devidamente organizada, uniformizada e que possua os itens de utensílios da queima do alho;

• Qualquer pessoa da comitiva poderá exercer a função de cozinheiro, desde que não ultrapasse a quantidade de três na barraca;

As comitivas são julgadas por cinco jurados que avaliam o sabor dos alimentos e os utensílios utilizados.

A animação do evento deste ano ficará por conta de Divino e Donizete e também da dupla Lourenço e Lourival.

Fonte: Sindicato Rural de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Pecuária 2014: Queima do alho acontece no dia 5 de julho