Memória: Monumento do Barrinha

Confira neste texto do Jornal O Mercador, de dezembro 2002, que conta um pouco da história de nossa cidade. A foto é de Tizzo Neto


Monumento do artista plástico Luiz Olinto será novo cartão postal de Rio Verde

A cidade vem crescendo em todos os setores. Um deles é o turismo. Comprovando esta tendência, a Prefeitura e Diretoria de Turismo resolveram construir um monumento que torne o município conhecido nacionalmente. Com 13m de altura e 7 de largura, equivalente a um prédio de 5 andares, todo em cerâmica vitrificada, dupla face, de autoria do artista plástico Luiz Olinto, a obra estampará o desenvolvimento econômico e cultural rio-verdense desde sua fundação até os dias de hoje, nas proximidades do córrego Barrinha.

Segundo a diretora de turismo, Maria Célia Evangelista, o objetivo é diferenciar turisticamente a cidade das demais regiões. "Este projeto vai trazer representação nacional. Com ele atrairemos turistas de várias localidades. Não existe um monumento com esta proposta no Brasil", garante.

Sua estrutura é metálica, executada em aço CRO-420. O formato é de uma árvore do cerrado. Na parte das folhas simbolizará a produção de Rio Verde, juntamente com a fauna e a flora. A parte central, o desenvolvimento histórico-cultural.

A matéria prima da obra, cerâmica vitrificada, será queimada em temperatura aproximada de 960º e assentada no painel com argamassa especial rejuntada por meio de dilatação.

"Vamos inovar na área artística. Geralmente eles são feitos de concretos ou metal. Este será de cerâmica e com altura record", afirma o artista plástico responsável pela construção do monumento, Luiz Olinto de Paula Leite.

Atividades complementares

Paralelamente, o projeto envolverá a comunidade através de um concurso de redação. Alunos de todas as escolas municipais, estaduais e particulares, de 5ª série ao 3º ano do ensino médio poderão concorrer fazendo uma redação sobre o tema ‘Desenvolvimento histórico, cultural e econômico de Rio Verde’.

O aluno vencedor terá seu nome, o da sua escola e o texto gravado em placa ao lado do monumento. Será também premiado com uma viagem de uma semana a Porto Seguro – BA, com direito a acompanhante.

O regulamento do concurso está à disposição na SICTUR (Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo), contatos pelo telefone 620-2048.

Compartilhe

Comente: Memória: Monumento do Barrinha