Jornalista analisa o papel da mídia em conflitos sociais

Wenya Alecrim lançará livro na cidade de Rio Verde no dia 03 de outubro


Muitas vezes pensamos que a disputa pela terra é coisa do passado no Brasil. Falar sobre índio então, é praticamente voltar aos livros de história. O mais comum ainda é assistirmos ao noticiário e pensar que tudo do isso não tem nada a ver com a gente.

Na verdade a disputa pela terra é real no Brasil. Os índios, ainda que poucos vivem de maneira singular. A imprensa, neste sentido, age como mediadora destes conflitos sociais. Estes são os três eixos principais abordados no livro “Lá no Brasil: Análise da cobertura midiática na desintrusão da Terra Indígena Raposa Serra do Sol”, da jornalista Wenya Alecrim.

O livro editado pela Nacional Printer foi lançado recentemente em Brasília, no Congresso de Comunicação Comunicar Brasil. Agora é a vez de Rio Verde, minha doce terra. O coquetel de lançamento será realizado no dia 03 de outubro às 19:30h na Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (ACIRV).

A obra é resultado de uma pesquisa de mestrado. Trata-se de uma análise sofisticada, sensível e com fundamentação teórica de uma velha questão nacional – a disputa por terras – na Terra Indígena Raposa Serra do Sol (TIRSS), em Roraima. Alguns precisarão olhar no mapa para saber sua localização e se dar conta de que o Brasil “daqui”, isto é, o que congrega os centros hegemônicos, não dialoga com o Brasil de “lá”, onde está Roraima, seus índios e arrozeiros.

Fonte: Divulgação

Compartilhe

Comente: Jornalista analisa o papel da mídia em conflitos sociais