Filarmônica de Goiás vem a Rio Verde

Evento acontece no dia 4 de agosto, no Clube Dona Gercina. Entrada é franca


A Orquestra Filarmônica de Goiás vem a Rio Verde durante sua II Turnê Estadual. O concerto acontecerá no dia 4 de agosto, no Clube Dona Gercina, a partir das 20h. A entrada é franca. A orquestra vem sob a regência do maestro Alessandro Borgomanero.

O repertório escolhido pelo maestro contempla obras de W.A. Mozart, F. Mendelssohn, G. Bizet, A.W. Ketèlbey, César Guerra-Peixe, Joaquim Santana e Ciro Pereira, abrangendo 200 anos de música e os períodos clássico, romântico e popular. É uma grande oportunidade para o público dessas cidades se deleitar com espetáculos cativantes e prazerosos.

A Orquestra
A Orquestra Filarmônica de Goiás é um programa cultural de iniciativa do Governo do Estado de Goiás e está dentro da estrutura do Centro Cultural Oscar Niemeyer, um amplo conjunto criado e administrado para democratizar o acesso do povo goiano à arte e à cultura.

O CCON, como é conhecido, abriga ainda o Palácio da Música Belkiss Spenzièri; o Museu de Arte Contemporânea de Goiás; o Monumento aos Direitos Humanos e uma biblioteca. Além da Esplanada JK, o espaço aberto que, a cada dia mais, se torna o ponto de encontro e diversão das famílias e de esportistas goianos. Sediada no CCON, a Filarmônica de Goiás se apresenta em concertos musicais; abre audições para a contratação dos músicos; faz ensaios abertos ao público; oferece workshops e realiza concursos.

Histórico
Sediada no CCON, a Orquestra Filarmônica de Goiás foi fundada em janeiro de 2012 por músicos oriundos da antiga Orquestra de Câmara Goyazes. Esta orquestra foi criada como instrumento de difusão de obras musicais, escritas especificamente para orquestra de câmara. Ela se apresentou em diversas cidades e festivais musicais do Brasil, tais como o Festival Vale do Café (RJ); Festival Internacional de Juiz de Fora (MG); Canto da Primavera (Pirenópolis) e Festival Internacional de Cinema Ambiental - FICA (Cidade de Goiás).  De 2003 a 2007 a Orquestra de Câmara Goyazes esteve sob a direção do violinista Alessandro Borgomanero, voltando, em 2008, à regência do maestro Eliseu Ferreira, que também foi seu titular entre os anos de 1999 e 2003.

Com a extinção da Orquestra Goyazes, em dezembro de 2011, o maestro Eliseu Ferreira assina a direção artística da nova Orquestra Filarmônica de Goiás, juntamente com o regente titular Alessandro Borgomanero, apresentando, pela primeira vez na história do Estado de Goiás, uma programação anual de concertos. Na temporada 2012, destacam-se instrumentistas e regentes convidados de renome nacional e internacional, como Emmanuele Baldini, Johannes Gramsch, Fábio Cury, Laércio Diniz, Eduardo Monteiro, Luiz Garcia, Neil Thomson, Albrecht Breuninger e Ângelo Dias.

A partir deste ano, a Orquestra Filarmônica de Goiás torna-se realidade, com uma programação anual de excelência, que deverá continuar nos anos vindouros, demonstrando o profissionalismo e a capacidade dos nossos talentos musicais.

Temporada 2014
Em 2014, a Orquestra Filarmônica de Goiás estreia em sua primeira Turnê Nacional, apresentando ao público obras essenciais do repertório sinfônico. A programação anual segue com as séries Quinta Clássica, Concertos para a Juventude, Filarmônica no SESI, Concertos de Câmara, Concertos Didáticos e Ensaios Abertos, Orquestra nos Bairros, além da II Turnê Estadual, do III Workshop Internacional de Regência Orquestral e do II Concurso Jovens Solistas.

Em seu terceiro ano de reformulações, a Orquestra Filarmônica de Goiás traz para a direção artística e regência titular o maestro britânico Neil Thomson, dono de grande experiência como professor de regência em escolas de música como a Royal College of Music em Londres, com currículo recheado de premiações e passagens ilustres pelas grandes orquestras europeias.

Neil Thomson vem estabelecer o critério de excelência musical em Goiás. A sua contribuição é decisiva para a consolidação artística da Filarmônica, dando continuidade em seu crescimento qualitativo e atuação no cenário nacional e internacional da música de concerto.

Além da presença de Neil Thomson na direção artística e regência titular, a Filarmônica de Goiás receberá durante todo o ano de 2014 artistas de renome internacional no segmento da música erudita, como José Feghali, Arnaldo Cohen, Ian Parker, Fábio Zanon, Ittai Shapira, Aylton Escobar, David Rabinovich, Washington Barella, Luiz Filip, Jean Louis Steuerman, Pablo Rossi e Cláudio Cruz.

Humberto Wilson - Gerente de Comunicação

Compartilhe

Comente: Filarmônica de Goiás vem a Rio Verde