Etapa Centro Oeste de quadrilha reuniu grande público

Evento aconteceu no estacionamento da UniRV


Na noite do dia 29 de junho, o Arraial das Abóboras, realizado pela Secretaria de Juventude, Ciência e Tecnologia em parceria com a Secretaria de Comunicação, sediou a etapa regional do Centro Oeste dos campeonatos de quadrilhas juninas. As apresentações chamaram para o estacionamento da Uni-Rv um público de quase três mil pessoas.

Foram quatro grupos que vieram de Brasília, Goiânia, Aparecida de Goiânia e Rio Verde que apresentaram a tradicional quadrilha junina, que foi reformulada unindo apresentações teatrais, figurino moderno, efeitos especiais, que deram as apresentações características únicas e garantiram ao público, que lotou a arena e os camarotes, um show, com muita cor e animação.

Os temas das danças foram do amor “Por onde for que ser seu par” á “Festa no museu do luar” em homenagem ao Luiz Gonzaga; da plantação de milho ao tradicional casamento na roça, com uma novidade que uniu música popular brasileira ao tradicional compasso da sanfona, marca registrada das canções juninas.

A primeira apresentação da noite foi do grupo rio-verdense Arraia da Roça com 14 pares os dançarinos apresentaram um teatro sobre as tradições do matrimonio de antigamente e a crença de que o casamento garantia a honra das famílias. De acordo com o presidente do grupo Faustino Dos Santos foram 8 meses de ensaio do grupo. “É com satisfação que fazemos esse trabalho que têm o objetivo de resgatar a tradição das festas juninas e das quadrilhas”, pontuou.

O segundo grupo a entrar na arena foi o Renascer, campeão da última edição da festa em 2013, a quadrilha que veio da capital trouxe este ano o tema das plantações de milho, o cultivo e a colheita. Em uma grande apresentação com direito a cenário e efeitos especiais os 24 pares de dançarinos deram um show a plateia. De acordo com o presidente do grupo Thiago Henrique, o tema veio ressaltar a quadrilha tradicional e a estilizada dos tempos de hoje. “De forma moderna com muita cor, brilho, música, nossa ideia foi levar ao público os festejos do homem do campo e suas tradições sob o olhar da modernidade”, completou.

Em seguida o grupo “Num só piscar” que veio de São Sebastião, entorno do Distrito Federal entrou na arena com 22 casais para homenagear o rei do Baião Luiz Gonzaga. Com um enredo desenvolvido com base no museu de Lua, que fica no interior de Pernambuco e que retrata com riquezas de detalhes a trajetória de vida e musical do rei do Baião, o grupo trouxe ícones da música de Luiz Gonzaga como Asa Branca, Riacho do Navio, e ressaltou a importância do cangaceiro na cultura popular do nordeste. “Fizemos várias visitas no museu para conseguir retratar em 30 minutos de dança um pouco da vida dessa personalidade do Brasil”.

Finalizando as apresentações o grupo goiano Chapéu do Vovô que mantém viva a tradição junina há 30 anos, entrou na arena inovando ao misturar Música Popular Brasileira com as tradicionais canções juninas. “Por onde for quero ser seu par” foi o tema da quadrilha que coloriu o tablado de azul, amarelo, laranja e vermelho. 42 pessoas participaram do espetáculo, segundo o presidente da escola Cristiano Dias de Souza, a preparação do grupo inclui aulas de dança de salão, teatro, expressão corporal. “É uma estrutura que funciona em conjunto para que o trabalho seja inovador todo ano”, disse.

Ascom Prefeitura

Compartilhe

Comente: Etapa Centro Oeste de quadrilha reuniu grande público