Escolas se preparam para Olimpíada de Língua Portuguesa

Alunos e professores desenvolvem trabalhos visando conseguir bons resultados


Os preparativos para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro na rede municipal seguem em ritmo acelerado. E além de beneficiar os estudantes, por meio da iniciativa são desenvolvidas ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antônio Gomes de Lima, no bairro Promissão, os alunos abraçaram a proposta, fizeram passeios pelo bairro, conversaram com familiares e entrevistaram um morador de 105 anos para trabalhar o gênero memórias, fizeram pesquisas e demonstraram muita dedicação na realização das atividades.
 
A professora de Língua Portuguesa, Valéria Silva, explica que as ações foram planejadas tendo em vista a proposta da Olimpíada de Língua Portuguesa, a qual tem por tema “O lugar onde eu vivo”. “Os professores de 6º e 7º ano decidiram fazer as oficinas juntos unindo os trabalhos desenvolvidos desde o início e expondo as atividades feitas. Os alunos ficaram muito envolvidos e interessados. Espero que daqui saiam trabalhos vencedores e que os resultados sejam bons textos”, desejou.
 
A coordenadora da Olimpíada no município, Alexandrina Almeida relatou que cada escola recebeu orientação inicial e agora seguem os trabalhos com os alunos. “As produções surpreenderam, algumas escolas estão adiantadas. O tema da olimpíada não muda, mas a cada ano educadores e alunos se superam nas atividades”, adiantou.
 
Almeida reforça que as inscrições vão até 30 de abril e o prazo para envio das redações é 14 de agosto. Ela incentiva os educadores a participarem: “O tema vai falar sobre a nossa cidade e cultura, sobre o que nós vivenciamos e deixamos de vivenciar, unindo informação e aprendizagem”.
 
Nathalia Cristina, 12 anos, participa pela primeira vez, acredita que o resultado dos trabalhos se dá devido à união dos estudantes e diz que a inspiração surgiu com o incentivo dos professores. “Aprendi muito com a experiência e parei para refletir sobre minhas memórias também”, confidenciou.
 
Saiba mais
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
 
Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

Ascom – Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Escolas se preparam para Olimpíada de Língua Portuguesa