Em cartaz: Divergente

Filme está em exibição no Shopping Rio Verde


Com a temporada de verão hollywoodiana se aproximando, os filmes mais esperados começam a chegar nos cinemas do mundo inteiro e o Brasil não poderia ficar de fora. O terceiro filme mais esperado da temporada, Divergente chega aos cinemas para o delírio de uma grande quantidade de fãs espalhados pelo mundo.

Situado em uma distopia onde a sociedade é dividida em cinco facções, cada uma representando uma virtude – Abnegação, Amizade, Erudição, Audácia e Sinceridade – os adolescentes tem que decidir se querem permanecer em sua facção ou mudar e abandonar sua família para sempre – Facção acima de Sangue. Tris Prior faz uma escolha que surpreende a todos e agora, com os outros iniciados de sua facção, eles tem que sobreviver um processo de iniciação altamente intenso, fisicamente e psicologicamente, e competitivo. Tris tem um segredo: é Divergente, o que significa que ela não faz parte de uma determinada facção e, portanto, é difícil de controlar. Os Divergentes são considerados uma ameaça para sua sociedade e por isso são caçados e exterminados. Mas é com esse segredo que Tris pode salvar as pessoas que ela ama ou pode acabar sendo destruída.

No elenco está Shailene Woodley como a audaciosa Beatrice/Tris Prior. O filme introduz Theo James ao estrelato no papel de Four/Tobias Eaton. A dupla precisa combater ninguém menos que Jai Courtney como Eric, Miles Teller como Peter e Kate Winslet como Jeanine. O filme ainda conta com as participações deAshley Judd, Maggie Q, Zoë Kravitz, Tony Goldwyn e Ansel Elgort.

Embora a história tenha três vilões, Eric, Peter e Jeanine, um deles é deixado de lado. No livro, Peter é um excelente sociopata, uma das cenas mais marcantes do personagem foi completamente ignorada pela adaptação às telas de cinema. Essa ausência fez com que o Peter ficasse conhecido como um mero valentão e pode afetar as abordagens do personagem nos próximos filmes.

Entre tantos atores novos, Theo James finalmente conseguiu chamar a atenção de Hollywood. Theo já é conhecido na TV pelo seu papel de Kemal Pamuk em Downton Abbey – participou de um episódio, morreu, mas criou drama suficiente por duas temporadas – e no seriado Golden Boy, cancelado em 2013. O ator também participou de Você vai conhecer o homem dos seus sonhos de Woody Allen e teve um papel de destaque em Anjos da noite – O despertar. Para a seleção de Four em Divergente, os produtores Doug Wick e Lucy Fisher tiveram dificuldades em selecionar alguém para o papel: “Era um desastre atrás do outro porque Shailene roubava a cena,” disse Wick. “Ela tem uma presença muito forte.” Mas após conhecerem Theo, “nós estávamos completamente animados,” complementou Fisher, “Ele era forte mas tinha aquele ‘eu posso me machucar’ que James Dean tinha”. Talvez seja aquela famosa idolatria que os teens são bem conhecidos por, mas Theo James já é um sucesso de bilheteria. A pergunta é: será que ele vai conseguir se manter lá? Seus próximos trabalhos incluem os outros filmes da séria ‘Divergente’, ‘London Fields‘ onde contracenará com Amber Heard e o drama ‘Franny‘ que conta com Dakota Fanning e Richard Gere no elenco.

Em 2010, a autora Veronica Roth foi abordada pela editora HarperCollins e assinou um contrato para publicar um romance que ela ainda escrevia e adaptá-o para o cinema. Os textos, manuscritos das aulas de escrita criativa, eram voltados para o público adulto jovem, os young adults. Assim como muitos livros, em especial os americanos, Divergente segue a fórmula de seu gênero: uma sociedade pós-guerra, uma distopia em que a população é dividida em setores, nesse caso facções, e nossa heroína luta contra o sistema corrompido pela ambição. Mesmo assim, por mais parecido que seja com outros livros e suas adaptações cinematográficas, Divergente é apenas o primeiro filme de quatro – o último livro foi dividido em duas partes – e ainda há muito o que acontecer. Porém, nos últimos tempos, sua fórmula foi repetida inúmeras vezes nos livros, bem sucedidos ou não, que o público pode ver a história de Divergente como, hoje, vemos as comédias românticas – previsível.

O filme está em exibição no Shopping Rio Verde em versão legendada às 16h20. Para assistir ao trailer, clique no ícone “Vídeos” logo acima.

Vídeo

Compartilhe

Comente: Em cartaz: Divergente