Arte circense no combate ao trabalho infantil

Evento cultural agitou Prolongamento do Jardim América no fim de semana


A praça do prolongamento do Jardim América virou palco ontem, 16, de um circo improvisado, com direito a show de palhaços e malabares que vieram diretamente da capital para participar do projeto da Secretaria de Políticas Estratégicas, “Arte em toda Praça - Circo nas praças”.
 
O projeto, idealizado pelo malabarista Júlio Ferreira Neto, que há cinco anos trabalha com arte circense, será realizado durante todo ano em praças de Rio Verde e para cada uma, levará um tema para ser trabalhado com as crianças e a população. Essa primeira edição foi: “Arte contra o trabalho Infantil” e reuniu mais de 100 pessoas entre moradores dos bairros e imediações do prolongamento Jardim América.    
 
Toda estrutura do evento foi organizada pela equipe de eventos da Secretaria e as apresentações contaram com manipulação de objetos e malabares de contato. O artista Gabriel de Oliveira Santos veio de Goiânia especialmente para apresentar em Rio Verde a técnica. Santos explica que a técnica é baseada em ilusão de ótica, onde ele trabalha com movimentos em uma bola de resina, e para as pessoas, a impressão que se têm é que a bola fica imóvel. “Há três anos estou aperfeiçoando essa apresentação que chama muito a atenção porque, apesar do atrito e dos movimentos, a bola permanece imóvel”, explicou.
 
Para o idealizador do projeto, conhecido como palhaço Balinha, a primeira experiência foi muito positiva e cumpriu a proposta de divertir e alertar as pessoas sobre a importância do combate ao trabalho infantil. “A interação das crianças e da população foi muito produtiva. Conseguimos mostrar pra eles a arte circense, que é pouco conhecida por aqui, e, através das oficinas, todos tiveram a oportunidade de realizar uma atividade”, enfatizou Neto.  A próxima edição do projeto “Arte em toda Praça Circo nas praças” será realizada na Praça do Bairro Popular e terá como tema: “Arte contra as drogas”.

Ascom – Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Arte circense no combate ao trabalho infantil