Alunos aprendem através do teatro

Projeto é iniciativa da BASF, em parceria com a COMIGO e a Prefeitura de Rio Verde


A partir de hoje,18, Rio Verde receberá o projeto Teatro Mata Viva, um espetáculo que tem como objetivo abordar o tema da sustentabilidade de forma lúdica e com atividades educativas para estudantes e docentes de escolas públicas. Arte-educadores realizarão duas apresentações diárias, de segunda a sexta-feira, às 9h e às 14h, até o dia 27 de setembro, no Centro Tecnológico Comigo, que fica no Anel Viário Paulo Campos, s/n, km 7 – Zona Rural de Rio Verde. O público esperado para os 16 espetáculos é de cerca de 2.400 crianças da rede municipal de ensino.
 
O Teatro Mata Viva faz parte do Programa de Educação e Adequação Ambiental Mata Viva, iniciativa da BASF – empresa química líder mundial, implementada pela Fundação Espaço ECO. Em Rio Verde, conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO).
 
“Estamos muito contentes por receber o projeto em nossa cidade. Essa é uma parceria que pode trazer muitos benefícios para a nossa comunidade. Cultura, educação e sustentabilidade são fatores fundamentais para o desenvolvimento sustentável da região. Ações desta natureza sempre contarão com a COMIGO, inclusive é a segunda vez que o Teatro Mata Viva recebe o nosso apoio” afirma Antonio Chavaglia, presidente da COMIGO.
 
O projeto consiste em um ônibus itinerante que leva estudantes e docentes de escolas públicas para o local da apresentação, visando o despertar para uma nova consciência e sensibilizar o público para a adoção de práticas sustentáveis na busca pela diminuição do impacto gerado pelas atividades do dia a dia. O público poderá participar de atividades de educação socioambiental com conceitos de cidadania e cuidados ambientais, relacionados ao seu cotidiano.
 
“A Prefeitura Municipal de Rio Verde fica feliz por participar desse projeto. Damos todo o apoio necessário para que nossas crianças e professores consigam aproveitar ao máximo as atividades e multiplicar para toda a cidade o que o projeto deixar como aprendizado para nós”, afirma Juraci Martins, prefeito de Rio Verde.
 
A peça teatral
O espetáculo educa e diverte o público. Ele narra a trajetória de Manuela, uma garota que, usando seu computador, navega na internet em busca do significado da palavra sustentabilidade. Durante a peça, ela e seu novo amigo Navegador terão de vencer muitos desafios até encontrar o verdadeiro significado desse conceito tão discutido e importante nos dias de hoje. Em sua caminhada, a garota se depara com diversos personagens que lhe transmitem conhecimento sobre questões ambientais, sociais e econômicas, que são os conceitos-chave da sustentabilidade.
 
Por meio de um diálogo e muita interação com o público, os arte-educadores realizarão, após o espetáculo, um bate-papo para obter a impressão dos participantes sobre o tema da peça. Após essa atividade, será realizada uma oficina de arte por meio do jogo interativo “Corrida Sustentável”. Este jogo consiste na recuperação de uma árvore cênica, na qual as crianças recriam com fitinhas coloridas os biomas brasileiros e os problemas ambientais existentes no País. Ao término, as crianças levam essas fitinhas para casa, contendo mensagens sobre o seu relacionamento com a natureza.
 
Teatro Mata Viva
O Teatro Mata Viva integra o eixo educacional do Programa de Educação e Adequação Ambiental Mata Viva. Ao longo de quatro anos, já beneficiou mais de 36 mil crianças e jovens de mais de 240 entidades, de 16 municípios no Brasil.
 
Além de promover a capacitação dos professores, esse projeto oferece um aprendizado a alunos das escolas públicas sobre as características ambientais da região em que vivem, apresentando uma nova perspectiva das ações locais e seu impacto global. Com isso, pretende-se criar novos multiplicadores da sustentabilidade em cada região.
 
Histórico
O Programa de Educação e Adequação Ambiental Mata Viva tem como objetivo orientar produtores rurais sobre recuperação e restauração de Áreas de Preservação Permanente (APPs), por meio do plantio de mudas, identificação, mapeamento e elaboração de diagnósticos das propriedades. Também visa levar o conhecimento e o despertar para a importância da sustentabilidade para todos os beneficiados por suas ações. A iniciativa não só colabora para a recuperação de áreas degradadas, mas também busca conscientizar os envolvidos a melhorarem sua relação com o ambiente em que vivem.
 
“Estamos falando, principalmente, de comunidades de áreas rurais, que nem sempre têm acesso a projetos que proporcionam essa conscientização. Em parceria com cooperativas agrícolas, vamos até lugares que poucos chegam, levando uma estrutura capaz de proporcionar esses resultados que, com muito orgulho, comemoramos agora”, afirma Fernando Feitoza, gerente de Educação para a Sustentabilidade da Fundação Espaço ECO.
 
Em quase 30 anos de história, o programa já diagnosticou 42 mil hectares, atendendo 144 propriedades rurais distribuídas em 75 municípios. 518 hectares já foram restaurados e aproximadamente 96 mil pessoas, entre alunos, professores e comunidades, envolvidas em ações de educação ambiental.
 
Para as ações de educação ambiental são desenvolvidos três projetos: Atlas Ambiental Mata Viva, Teatro Mata Viva e o Núcleo de Educação Ambiental Mata Viva.
 
Teatro Mata Viva em Rio Verde
Quando: 18 a 27 de setembro de 2013.
Onde: Centro Tecnológico Comigo, que fica no Anel Viário Paulo Campos, s/n, km 7 – Zona Rural de Rio Verde.
Horário: de segunda a sexta-feira às 9h e às 14h.

Ascom COMIGO

Compartilhe

Comente: Alunos aprendem através do teatro