Transtornos Psicológicos: como identificar?

A psicóloga Kátia Beal explica sobre os mais comuns transtornos que acometem a população


Os sintomas dos transtornos psicológicos podem demorar a ser percebidos. Normalmente as pessoas só percebem que alguém próximo está com problemas emocionais quando ocorre o isolamento social e a mudança de comportamento na escola, no trabalho ou no relacionamento. Alguns chegam a pensar que isso pode ser “falta do que fazer”, “preguiça” ou “fraqueza”.

É muito importante conhecer os transtornos e os sintomas para ajudar a quem sofre com os problemas emocionais, procurando ajuda:

Depressão: tristeza por longos períodos de tempo, muitas vezes sem que nenhum fato tenha sido capaz de provocá-la, alterações no apetite, no sono, na realização de tarefas cotidianas, incapacidade de sentir prazer em atividades que antes eram agradáveis, sentimentos de culpa e de desesperança.

Ansiedade: nervosismo e inquietação na maioria das situações diárias, não consegue esperar, sofre por antecipação. Preocupação excessiva sobre diversas coisas da vida, irritabilidade, dificuldade em concentrar-se, fadiga e humor deprimido.

Pânico: freqüentes e inesperados ataques de pânico (crises) que consistem em períodos de intensa ansiedade, taquicardia, perda do foco visual, dificuldade de respirar, suor excessivo, medo de morrer.

Fobias: medo irracional relacionado a um objeto ou situação que causa forte ansiedade, como: fobia de sangue, de animais, de altura, de elevador, de lugares fechados ou abertos, de dirigir, de avião e fobia social em que a pessoa se sente ansiosa em situações de desempenho público e de interação social.

Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC): a pessoa tem algumas “manias” que atrapalham a sua vida e consomem muito tempo como: ver se fechou o gás, a porta, o carro, fazer contagens, mania de limpeza e de organização, não gosta quando mexem em suas coisas, sabe o lugar de tudo exatamente como deixou, se algo estiver desalinhado ou fora do lugar pode achar que vai acontecer algo ruim, lava as mãos repetidamente, realiza as atividades sempre do mesmo jeito e sofre se as coisas saem do seu controle.

Transtornos Alimentares: incômodo constante com a aparência, preocupação com a quantidade de alimentos e calorias ingeridas, tentativas de compensar a ingestão de alimentos através de exercícios físicos em excesso ou pela indução de vômito e uso de laxantes e diuréticos. Entre os principais transtornos estão a anorexia, bulimia e compulsão alimentar.

Dúvidas? Envie e-mail para nossa colunista, a psicóloga Kátia Beal katiabeal@gmail.com

Compartilhe

Comente: Transtornos Psicológicos: como identificar?