Rotina adiantada em uma hora

Mês de outubro chegou e traz o Horário Brasileiro de Verão


O horário de verão foi uma ideia do inventor Benjamin Franklin quando nem havia energia elétrica. Mas só foi colocado em prática durante a Primeira Guerra Mundial pela Inglaterra. No Brasil, foi estabelecido no dia 1º de outubro de 1931. Atualmente mais de 30 países utilizam o horário de verão.

O principal objetivo de adiantar o relógio em uma hora foi e é conscientizar as pessoas para que aproveitem melhor a luz solar, já que no verão o Sol nasce mais cedo, e diminuam o consumo de energia. Este ano, o horário de verão começa às zero hora do dia 16 de outubro.

Mais longo
A partir da zero hora do terceiro domingo do mês de outubro, até a zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte é o período de vigência do horário de verão. Mas no ano que houver coincidência entre o domingo previsto para o término do horário e o domingo de carnaval, o encerramento se dará no domingo seguinte, ou seja, esse será o mais longo horário de verão que o Brasil já teve. O carnaval de 2012 será comemorado nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro, fazendo com que o horário termine à zero hora do dia 26 de fevereiro.

Uma hora a mais ou uma hora a menos?
Tem os que gostam do horário, mas outros nem tanto. Para quem levanta cedo da cama nem se fala. “Só nos faz acordar mais cedo. Quando estamos nos acostumando, ele acaba”, diz a estudante de Engenharia de Alimentos, Ananda Clissi Silva, que tem aulas todos os dias de manhã.

“Eu aproveito muito mais o meu dia e não vejo problema em acordar mais cedo”, conta Kamilla Oliveira, que gosta muito do Horário de Verão.

Bahia também adiantará os ponteiros
Após oito anos, o estado da Bahia volta a adotar o horário de verão. O governador Jaques Wagner atendeu a um pedido de empresários baianos que acreditam que não acompanhar as regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste traria prejuízos ao estado.

De acordo com informações do portal UOL, em carta, os empresários do Fórum Empresarial da Bahia alegaram que a inadesão do estado ao horário resulta em perdas para a economia local, “uma vez que esta fica desconectada dos estados que já aderem à iniciativa e que respondem por nada menos que 81% do PIB brasileiro”.

Um estudo apresentado pelos empresários mostra que, no dia 16 de julho, o sol nasceu às 5h57min; já no dia 16 de outubro deverá nascer às 5h08min, o que desmistifica o principal argumento dos que são contrários, que é a ideia de que as pessoas vão sair ainda no escuro de casa para ir ao trabalho pela manhã.

Por Brunno Rodrigues - Agência Escola de Comunicação - IESRIVER

Compartilhe

Comente: Rotina adiantada em uma hora