Presentes perfumados

Essências são boas alternativas de presente para dia dos Namorados. Confira mais sobre os aromatizantes


Os aromatizantes já estão presentes na indústria de bebidas, laticínios, confeitarias, culinária, carnes, tabaco, farmacêutica, higiene bucal, cosmética entre outras, sempre despertando uma sensação olfativa agradável capaz de conquistar os sentidos. Mas não pense que aromatizante é assunto contemporâneo. Os aromas sempre estiveram ligados a nossa história, porém suas aplicações foram mudando ao longo dos tempos. Nos primórdios da civilização eles eram utilizados como ferramenta de avaliação, ou seja, o aroma tinha como função indicar se um alimento estava estragado ou não, distinguir plantas e ervas nocivas das comestíveis, além de outras funções ligadas à sobrevivência. Quase todas as civilizações antigas relatam a presença de substâncias aromatizantes como óleos, essências e perfumes em cultos, rituais religiosos e até na cosmética. Também no início do século passado este ingrediente ganhou bastante destaque atuando na perfumaria e agregando luxo e sensualidade às fragrâncias. Com o passar do tempo e com a evolução tecnológica, principalmente no setor de bebidas e alimentos, os aromatizantes ganharam uma nova função: potencializar a qualidade sensorial destes produtos.

Casas de aromas na antiguidade eram os redutos ou as casas dos alquimistas que desenvolviam os aromas. Hoje em dia, o termo 'casa de aroma' é conhecido no mercado para designar as indústrias que fabricam fragrâncias. Marcado por alto desenvolvimento tecnológico, o setor de aromas apresenta um crescimento significativo tanto no Brasil quanto no mundo e mostra-se cada vez mais imprescindível na fabricação da maioria das bebidas e alimentos. O mercado demonstra estarem aquecidos para este segmento e segundo dados da Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos (Abiam), os aromatizantes são responsáveis por grande parte do faturamento do setor.

Atualmente, além de deixar um cheiro delicioso, os aromatizantes de ambiente também servem como artefatos de decoração. Com design delicado e decorativo, os aromatizantes são uma excelente opção para quem quer dar um toque diferente na decoração do ambiente com aromas. O Óleo Perfumado é ideal para os ambientes mais sofisticados que pedem perfumes marcantes e de inspiração, com aromas excêntricos. A idéia de se explorar o aroma como forma de atrair clientes já é usada há mais tempo. Esse tipo de ação não nasceu para, propriamente, seduzir o consumidor e instigá-lo a comprar mais, mas para retirar/camuflar cheiros incômodos que eram conseqüências dos processos de fabricação, estocagem ou outros. Nos supermercados, por exemplo, o cheiro que provinha da peixaria era característico, mas não agradava aos consumidores. Posteriormente, identificou-se que as pessoas se sentiam bem na presença daqueles novos aromas e passaram-se a utilizar fragrâncias, como cravo e baunilha, para estimular a fome dos clientes. Com o aprendizado por parte dos lojistas e fabricantes sobre o poder dos aromas, novas combinações foram criadas e atualmente um grande número de vendas se deve ao uso de fragrâncias próprias de alimentos em itens de higiene pessoal e beleza. Pesquisas realizadas na Alemanha indicam que o uso de aromatizantes no ponto de venda aumentam em 15,9% o tempo de permanência do cliente dentro da loja e em 14,8% a probabilidade de compra, dados que comprovam o que Rubens Valentim, responsável pelo marketing da Biomist, afirma em entrevista a Clara Passi: “Não estamos iludindo, mas, sim, tornando a loja um local para a pessoa relaxar e ficar à vontade para comprar. Uma grife contrata nossos serviços pensando no bem estar do cliente”.

Por dentro da indústria já diz a máxima popular que 'a primeira impressão é a que fica' e com os aromas não é diferente. Muitas vezes o sentido do olfato pode se antecipar ao da visão como agente detonador de apetite ou aguçador de sensações, portanto é fundamental que o aroma seja percebido de forma positiva pelo consumidor. Para atingir esse objetivo a indústria de aromas tem trabalhado incansavelmente na busca de satisfazer diversos gostos desenvolvendo novidades que caracterizam, melhoram, padroniza, reconstituem e mascaram aromas e sabores. O avanço da tecnologia tem permitido a obtenção de aromas cada vez melhores a custo menor.  Atualmente, o que mais se busca são aromas que tenham uma duração maior no produto, e muitas vezes para que isso aconteça, a liberação do aroma precisa ocorrer aos poucos.

Principais Famílias Olfativas
As fragrâncias classificam-se em:

Cítricos Florais: quando utilizam matérias-primas extraídas de cascas de frutas tais como lima, limão, laranja, pomelo, tangerina, mandarina, entre outras. Também denominam-se "frutados".

Florais Aldeídos: a matéria prima é extraída das flores naturais ou desenvolvida sinteticamente em laboratórios. As notas tem caráter delicado, sutil e discreto.

Fougère: elaborado a partir de matérias-primas leves e frescas, normalmente extraídas de madeira, por isso são conhecidos como amadeirados, e a elas se juntam a mistura de álcoois, tubérculos e raízes. São muito utilizados em fragrâncias masculinas.

Chipre Florais: fabricados com matérias-primas advindas de musgos, normalmente do carvalho. São os perfumes mais clássicos e sofisticados.

Orientais Florais: suas misturas são constituídas normalmente das tuberosas, baunilha, patchouly, ylang ylang. Inspiram sofisticação, são marcantes, misteriosos e super sensuais.

Couros Secos e Amadeirados: fragrâncias extremamente secas, com características dominantes. Suas matérias primas são extraídas do tabaco, de madeiras, couros, musgos etc.

Aldeídos Florais: geralmente são misturas sintéticas, também usadas nos perfumes muito clássicos e sofisticados. Possuem um certo frescor inicial característico e picante.

Aromáticos Secos e Frutados: são misturas de secos e frutados, que criam uma fragrância híbrida. Geralmente usam condimentos como cominho, estragão e manjericão, além de especiarias como o cravo, canela, noz-moscada e até mesmo a pimenta.

Quer saber mais sobre o produto e ficar mais cheiroso? Entre em contato com a Empório Aromas e Essências RV.
Empório Aromas e Essências RV
(64) 3621-3041
emporioaromasrv@hotmail.com
Rua 26, nº. 805, Vila Rocha, Rio Verde – GO.

Compartilhe

Comente: Presentes perfumados