Por que fazer terapia?

A psicóloga Kátia Beal fala aos leitores do Rio Verde Agora no consultório virtual


Muitas pessoas ainda consideram a terapia um mito, uma vergonha, um bicho de sete cabeças. Outros consideram uma solução para seus problemas, uma saída para resolver conflitos. Mas afinal, o que é terapia? Quando é a hora certa de começar? Será que eu preciso?

Terapia significa ajuda e não há momento certo para começar. Sempre é hora, seja para o autoconhecimento, resolver algum problema, ou tratamento de algum transtorno psicológico. A terapia vem como uma forma de auxílio na resolução de questões emocionais. Então para que ficar sofrendo, dando murro em ponta de faca, se existem especialistas para ajudar?

Mas a vergonha de falar que quer ir a um psicólogo ainda é grande e acontece pela falta de informação e preconceito de que psicólogo é para “loucos”, “doidos” e não para pessoas normais, que têm problemas. O importante é que não se deve ter medo e nem ficar imaginando o que o psicólogo vai pensar, afinal, ele está lá para ajudar, nunca para julgar, condenar ou criticar. Lembrando que o psicólogo não é “mágico”, a terapia só dá certo se a pessoa realmente quiser. Não se deve forçar.

Quanto tempo dura em média uma terapia? Depende da questão a ser trabalhada e da interação paciente e terapeuta. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma forma de terapia objetiva que procura tratar os sintomas de maneira direta e eficaz, com ênfase no presente, tendo como foco o que mais nos aflige agora, como os pensamentos, sentimentos e comportamentos disfuncionais que estejam ocorrendo no dia a dia. Quando temos um problema sofremos várias alterações em nossa rotina, necessitando uma intervenção mais rápida e ativa para retomar o equilíbrio. Como hoje em dia tudo é muito corrido, a TCC pode ser uma excelente escolha, para economizar tempo e dinheiro.  

O terapeuta cognitivo-comportamental trabalha em conjunto com o cliente, aplicando e ensinando técnicas para que a pessoa possa sentir-se melhor, ao mesmo tempo em que adquire autoconhecimento. Devido ao alto índice de sucesso e da melhora de muitas pessoas com a terapia cognitivo-comportamental é cada vez maior a procura por esta modalidade de atendimento. Os médicos e profissionais de saúde estão reconhecendo a importância da TCC e encaminhando seus pacientes para este tipo de tratamento. Existem, inclusive, vários relatos de pessoas que já fizeram outras formas de psicoterapia, mas que, somente com a TCC, conseguiram sucesso em relação às suas dificuldades.


katiabeal@gmail.com

Compartilhe

Comente: Por que fazer terapia?