Pavê & Comê: Petit gateau de travessa

Alinne Lima traz mais uma receita nesta deliciosa coluna do Rio Verde Agora


Petit gâteau (pronuncia-se peti gatô) é um pequeno bolo de chocolate com casca crocante e recheio cremoso. Foi criado por acidente nos Estados Unidos da América, quando um aprendiz de chefe de cozinha aqueceu demais o forno. Mesmo com o erro, os clientes adoraram a receita e assim popularizou-se nos restaurantes de Nova Iorque na década de 1990 e chegou ao Brasil em 1996. Atualmente, possui variações de recheio e ingredientes que não se limitam mais somente ao chocolate e podem ser de doce de leite, goiaba, tangerina, outras frutas ou bebidas alcoólicas.

Também se acredita que o petit gâteau consumido nos EUA e no Brasil seja uma copia de uma sobremesa criada em 1981 pelo chef Michel Bras chamada biscuit tiède de chocolat coulant e composta de duas partes: um bolo crocante de chocolate, bem cozido e preparado sem farinha, e um núcleo de chocolate congelado que, quando assado, derrete e fica liquido. Devido à complexidade do preparo, começou a ser copiado como um bolo de chocolate pouco cozido, ou com o miolo cru.

Normalmente é servido com uma bola de sorvete de creme e cobertura de chocolate, porém variações podem ser uma surpresa muito agradável.

A denominação "petit gâteau" é claramente fabricada e provavelmente de origem norte-americana, dado que em francês significa genericamente qualquer "bolinho" e, portanto, não faria sentido aplicá-la a uma receita específica. Ela é desconhecida na França, até porque gâteau também tem a conotação de biscoito. Entretanto, a composição do bolo pode remeter a uma origem francesa, já que lembra os populares tarte au chocolat e, principalmente, o fondant ou moelleux de chocolat.

Ingredientes

•    8 ovos (claras e gemas separadas)
•    1 xícara (chá) de açúcar
•    1 xícara (chá) de manteiga sem sal
•    1 xícara (chá) de farinha de trigo
•    500g de chocolate meio amargo derretido
•    Margarina e farinha de trigo para untar
•    Sorvete de creme para acompanhar

Modo de preparo
No liquidificador, bata as gemas, o açúcar, a manteiga, a farinha e o chocolate derretido.

Coloque em uma tigela, acrescente as claras em ponto de neve e misture delicadamente com uma colher.

Coloque em um refratário médio untado e enfarinhado e leve ao forno alto, pré-aquecido, por 15 minutos.

Retire do forno e sirva ainda quente, acompanhado de sorvete de creme a gosto.

Dica: A temperatura alta do forno é um fator importante para o preparo do Petit Gateau.

Compartilhe

Comente: Pavê & Comê: Petit gateau de travessa