O segredo de motivar equipes

Tiago Martins explica como os líderes podem levar equipes ao sucesso


O objetivo deste artigo é procurar, de certa forma, abranger um conhecimento mais elucidativo sobre o que é, para as empresas nos atuais dias, a liderança e sua importância. Muito se fala muito se explica e a realidade encontra-se na posição das pessoas que, buscam a liderança de tal forma que as mesmas acabam sendo influenciadas pelo poder adquirido através do cargo que exercem nas empresas. Sabe-se que o espírito de liderança pode ser desenvolvido e que um líder eficaz é aquele que possui seguidores e para que isto aconteça, precisa usar da inteligência emocional com a finalidade de se manter um relacionamento harmonioso com a equipe de trabalho que o mesmo conduz.

Para se tornar um líder eficiente é importante que exista parceria com os outros, comunicando sempre sua visão e administrando o grupo. Os líderes se identificam com seus seguidores demonstrando sempre respeito, interpretando e articulando, o líder passa confiança e possui característica peculiar de observar a maneira com que se compreendem as pessoas, preparando para agir, fazendo retropesctivas do que passou.

O comprometimento dos líderes é uma das ferramentas mais “atraentes” no processo de liderar, algumas características importantes para atingir os resultados podem ser: pertencer à equipe, orgulhar-se da empresa, sentir-se desafiado por novas oportunidades de crescimento, e sempre estar à frente de trabalho.
 
Liderança é um termo para o qual existem vários conceitos, envolvendo dinâmicas do funcionamento de grupos e a capacidade de influenciar comportamentos. Muitos dos conceitos também envolvem os mecanismos e os resultados obtidos pelo líder ou pelo grupo, e poucas vezes podem ser transmitidas e transformadas em ação apenas por intermédio de um curso ou estudo: o líder se desenvolve, uma vez que a liderança não pode ser simplesmente adquirida, é uma habilidade nata.
 
A liderança representa a capacidade de influenciar pessoas a trabalhar com agilidade e faz-se necessária em todos os tipos de organizações. É essencial em todos os setores e funções, portanto, liderança é um termo amplo, mas que desperta o interesse. Quando se fala em liderança, refere-se a uma pessoa que está à frente dos processos, em posição de tomada de decisões.

Para uma empresa ser bem sucedida necessita de uma liderança eficaz e positiva, disposta a fazer escolhas e encarar os conflitos que virão em função da estratégia adotada pelo líder.  Isso não significa que os líderes tenham que inventar a estratégia, pode-se definir liderança como uma influência interpessoal exercida numa dada situação dirigida através do processo de comunicação humana para a execução de um ou mais objetivos específicos.

Pense nisso líderes! Forte abraço Tiago Martins
www.tiagomartinssilva.com.br

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