O bicho: intoxicação por chocolate

A veterinária Mariana Paz Rodrigues dá dicas de como cuidar de seu bichinho de estimação


Na época da páscoa, onde consumimos tanto chocolate é importante lembrar, que por mais que nossos animaizinhos gostem desta guloseima, não se deve ceder aos impulsos e oferecer a eles. O chocolate é tóxico para cães e gatos e pode, em casos mais graves, levar o animal a óbito.

O chocolate deriva das sementes assadas do cacau e contém teobromina e cafeína (presente também no café), que são os maiores causadores de intoxicação nos cães e gatos. A quantidade de teobromina varia de acordo com o tipo de chocolate. Quanto mais matéria lipídica possuir, menor vai ser o teor a teobromina, como é o caso dos chocolates brancos, já que esses não oferecem tanto risco para os cães. Quanto mais escuro for o chocolate mais teobromina, isto é, há uma maior possibilidade de ocorrer à intoxicação. O tamanho do cão também influencia na intoxicação - geralmente a intoxicação é mais comum em animais de pequeno porte, pois há maior quantidade de chocolate disponível em relação ao seu peso corporal. É mais comum também em animais mais jovens e filhotes, pois ingerem grande quantidade de alimentos estranhos.
 
As manifestações clínicas ocorrem de 6 a 12h após a ingestão, e incluem vômitos, diarréia, aumento da ingestão de água, andar cambaleante, tremores, convulsões, taquicardia, arritmias, dificuldade respiratória, pressão alta, nervosismo, inquietude, insônia, febre e coma. Este quadro é extremamente perigoso. em cães doentes ou em risco de epilepsia, pois há crises muito graves podendo levar o animal a óbito. A morte é geralmente devido a arritmias cardíacas, aumento grave da temperatura corporal ou insuficiência respiratória, sendo que a dose de 63g de chocolate ao leite por quilograma de peso corporal é considerada potencialmente letal.

Apesar de pouco conhecida, a intoxicação por chocolate é uma intoxicação frequente em cães e gatos, principalmente pela falta de conhecimentos dos seus efeitos ao organismo animal e que em doses elevadas pode até mesmo levar à morte dos mesmos. É de extrema importância, que os donos de cães e gatos estejam atentos aos riscos do uso de chocolate e seus derivados aos seus animais de estimação, evitando assim que ocorra a intoxicação.  E em casos de ingestão acidental, leve imediatamente seu animalzinho ao veterinário, ele saberá tomar as medidas necessárias a fim de preservar a saúde dele.  Lembrando que na intoxicação por chocolate, assim como em qualquer outra, quanto mais cedo o animal for atendido, mais chances de recuperação total. Boa páscoa!

Compartilhe

Comente: O bicho: intoxicação por chocolate