Consultório virtual: promessas de ano novo

A psicóloga Kátia Beal explica como evitar a auto-sabotagem e as armadilhas no cumprimento de metas


Estamos no apagar das luzes do ano de 2011 e quase todo mundo termina o ano “velho” fazendo um balanço do que deu certo, do que não deu tão assim ou do que poderia ter sido diferente. Da mesma forma, quase todo mundo começa o ano “novo” com metas, resoluções, sonhos e projetos a realizar.

Mas quantos de nós realmente conseguimos alcançar essas metas?

Muitas promessas não saem do papel. Mas o que será que desmotiva as pessoas? Algumas dicas podem ajudar para que as promessas de 2012 se tornem realidade:

Tenha foco e objetividade
Você pode estar bem intencionado, mas se não for objetivo em seus planos eles podem falhar. Planos vagos, sem planejamento não vingam. É necessária boa dose de planejamento, traçando metas possíveis de serem cumpridas. Exemplo: Ao invés de falar: “vou gastar menos dinheiro neste ano”, é mais prudente pensar “vou economizar R$ 50,00 por mês neste ano”. E além disso, planejar um destino para essas economias, por exemplo: “pra trocar de carro, para fazer uma viagem com a família, para viver com mais folga financeira”.

Eu consigo
Outra dica interessante é acabar com aquela frase, “mas eu não consigo”. Muitas resoluções envolvem um esforço considerável, como abandonar vícios, por exemplo. Deixar de fazer alguma coisa, como comer, beber, fumar, comprar ou gastar. Ao invés de pensar negativo e falar que não consegue, procure criar novos hábitos e atividades para substituir as que você quer deixar. Assim você se mantém ocupado com outras coisas, como caminhar ao invés de fumar ou ler um livro ao invés de ficar horas navegando na internet (muitas vezes perdendo tempo com coisas inúteis, que não acrescentam, não agregam).

Fugir das tentações
Nossos hábitos são influenciados por estímulos ambientas. Se quiser parar de beber, deve evitar frequentar aquele bar que sabe que irá dar vontade, da mesma maneira que se sabe que não resiste à uma liquidação deve evitar frequentes visitas ao shopping. Isso é mais do que lutar contra a tentação: é reformular os circuitos neuronais.

Use estímulos tangíveis
Use estímulos para manter você na meta, como pregar o saldo do cartão na carteira ou pendurar aquela roupa favorita (mas que não te serve mais porque você engordou e quer emagrecer) em seu quarto,  uma imagem do carro novo que você quer comprar, ou ainda uma foto daquele destino que você tanto quer conhecer e curtir as tão sonhadas férias. Lembretes tangíveis de sucesso também são motivadores, como gráficos de progresso ou até mesmo pequenas recompensas (uma roupa nova, um almoço no restaurante no domingo, um passeio pelo parque, ou até mesmo uma massagem ou um banho demorado) podem melhorar sua confiança e desempenho.

Não tenho tempo
Muitas pessoas se apóiam nessa inverdade. O tempo é sempre o mesmo para todos, os dias tem a mesma quantidade de horas, então como alguns conseguem e outros não?

Temos que saber lidar como o nosso tempo, evitando desperdício e administrando nossos preciosos minutos. Mas como fazer isso? Cortando coisas supérfluas e improdutivas, cortando os excessos: excesso de internet, excesso de televisão, excesso de sono. Outro exemplo: ao invés de andar por lojas e lojas a procura de um produto, porque não ver se tem como comprar pela internet? Isso diminui o tempo em que ficamos andando pra lá e pra cá a esmo, diminui nosso tempo em filas de caixas para pagamento, diminui até a fila no banco...

Quando falo em cortar excesso, quero me referir ao tempo em que se perde vendo coisas que não acrescentam, mas não quero dizer em tirar o lazer, que é muito importante... As palavras-chave são bom senso e produtividade. Em outras palavras parar de enrolar e ter mais agilidade, além de ter uma agenda para registrar nossos compromissos, deixando sempre uma “brechinha” para eventualidades e imprevistos, ou até mesmo aqueles minutinhos preciosos para uma pausa para um café no meio da tarde ou retornar uma mensagem ou ligação do companheiro (a), do filho (a).

Esse ano eu vou fazer academia
Outra resolução que muitas vezes fica só na promessa. E aí vem as mais diversas desculpas: “ah mas não tenho tempo”, “trabalho demais”, “não tenho com quem deixar as crianças”. Ora, costumo dizer que quem quer, precisa querer de verdade. Precisa organizar a agenda e os compromissos de forma a trabalhar sim, mas também ter tempo de cuidar do corpo e da mente, ou seja, ter uma vida com mais qualidade.

Vou fazer isso por ele (a)
Jamais faça algo para agradar a outra pessoa, seu filho, seu pai, seu esposo, sua amiga, sua mulher. Quando você se dispõe a mudar algum hábito por causa de outra pessoa, está se despersonalizando em busca de afeto, amor e aprovação. Isso, de longe não é saudável porque um dia a cobrança vem e pode custar mais caro. Faça por você!!! Ame-se em primeiro lugar. Quando fazemos as coisas pelos outros perdemos o senso de estima e de realização pessoal. Por exemplo: não faça aquele curso só porque seus pais querem, no futuro pode ser um profissional frustrado; só tenha um filho se isso for desejo do casal e não somente de um dos dois; só faça terapia se você está disposto a mudar e não porque sua família assim o deseja, etc.

Controle seus pensamentos
Evite perfeccionismo: metas fora de alcance terão muito mais chances de falharem. Esteja também preparado para pequenos erros, ninguém é perfeito e você não precisa desistir da meta por causa de um obstáculo ou de um deslize. E, por fim, você pode culpar várias pessoas e situações mas o sucesso depende muito mais de sua própria responsabilidade! Somos frutos de nossas escolhas, e todas as escolhas implicam em bônus e ônus. Tem a parte boa, mas também tem a parte não tão boa assim. Ou seja, somos responsáveis por cada passo que damos. Por exemplo: se eu resolver investir em uma viagem talvez não sobre dinheiro para comprar minha casa. Mas qual minha escolha mais verdadeira? O que vai me fazer mais feliz nesse momento? Uma viagem ou a entrada do meu apartamento?

Depois destas dicas, desejo a todos um FELIZ NATAL e um ANO NOVO repleto de boas realizações!!!

Que 2012 seja um ano novo cheio de paz e de harmonia nos corações, que as pessoas coloquem-se mais no lugar umas das outras, pratiquem o respeito, a tolerância, e cultivem o amor!!!

Grande abraço a todos e até a próxima semana...

Compartilhe

Comente: Consultório virtual: promessas de ano novo