Consultório virtual: lidando com as perdas

A psicóloga Kátia Beal fala aos leitores do Rio Verde Agora


Fatos inesperados na vida das pessoas, como acidentes, doenças graves, traumas, violência e perdas em geral (emprego, pessoas queridas, mudança de cidade) costumam trazer grandes consequências emocionais na vida das pessoas, alterando drasticamente a rotina da vida e as perspectivas para o futuro, podendo fazer com que essas pessoas se sintam sozinhas, isoladas, desesperançadas, desamparadas.

Muitas pessoas buscam na fé, na espiritualidade, na religiosidade, um novo significado para o momento de perda em que estão vivendo. Assim, buscando um sentido para interpretar e lidar com o acontecimento traumático.

Estudos mostram que quanto maior o envolvimento de uma pessoa com suas crenças religiosas, maior o bem estar tanto físico e emocional. Isso porque a pessoa encontra explicações, conforto, esperança.

Entre os benefícios da fé, podemos destacar o enfrentamento de dificuldades graves pela esperança e pela confiança em algo maior, supremo, independente de qual religião. As crenças e práticas religiosas podem reduzir a sensação de perda do controle e de desamparo, podem fornecer uma explicação capaz de atenuar o sofrimento e ainda fortalecer o indivíduo à reconstrução de sua vida.
Pessoas que acreditam e praticam alguma religião desenvolvem um enfrentamento positivo e superação dos problemas. Como exemplos poderíamos citar:

•    A busca por uma lição e explicação divina para o acontecimento;
•    Apoio espiritual, conforto por meio do amor e cuidado divinos;
•    Entrega religiosa ativa, fazendo o que é possível quanto às responsabilidades pessoais e colocando o problema nas mãos de Deus;
•    Busca de uma conexão espiritual, considerando que a vida faz parte de uma força espiritual maior;
•    Busca de uma direção religiosa, orações para encontrar uma nova razão para viver;
•    Ajudar ao próximo com problemas semelhantes, desenvolvendo a empatia e servindo de fonte de apoio (isso é muito comum, a troca de experiências, o “se colocar no lugar do outro”, traz conforto tanto para quem ajuda como para a outra pessoa, fazendo-a pensar que existem outras pessoas que sofrem como ela também).
•    
Pessoas que tem fé encaram os problemas como desafios e não como fardos, e isso aumenta a capacidade de superação, apoiando-se na religião e na espiritualidade.

A dor das perdas e dos traumas pode se tornar mais suportável, mais breve, menos angustiante e menos intensa por meio da fé ou pela escolha de alguma religião específica. Existem várias religiões, e cada indivíduo deve escolher de acordo com aquilo que mais lhe traz paz, com aquilo que mais diz respeito às suas necessidades e com aquilo que acredita.

Dúvidas? Envie e-mail para nossa colunista, a psicóloga Kátia Beal katiabeal@gmail.com

Compartilhe

Comente: Consultório virtual: lidando com as perdas