Astrologia não é ciência

De acordo com articulista, crença em mitos é prato cheio para charlatães


A astrologia é uma das maiores pseudociências que divulga vidências de um grupo, que seria basicamente determinado por datas de nascimento, o qual comumente chamamos de signos. Um poder de ilusão assustador e perturbador ao mesmo tempo.

São dezenas de revistas, jornais, rádios que transmitem diariamente as “PREVISÕES” do seu signo, um monte de lixo levado a sério pelas pessoas, que passamos a criar estereótipos dos mais variados tipos para justificar comportamentos genéricos a todos. Onde preconceitos são formados no início de amizades quando um dos interlocutores pergunta ao outro de que signo ela é.

Acreditando nestes mesmos poderes místicos e inexplicáveis, outra centena de pessoas se tornam pobres doando seu dinheiro a charlatões, e não é difícil ver cartazes, outdoors, entre outros artifícios para conquistar uma clientela fiel, que terá suas previsões, solução de problemas, milagres, claro, a um bom montante de dinheiro.

É muito tempo dedicado ao vazio intelectual, ao tempo precioso de nossas vidas, que ao invés de estarem sendo preenchidas com informações úteis e utilizáveis no dia a dia, são gastas nas maiores futilidades.

Eu gostaria de perguntar... Porque não o “MINUTO CIÊNCIA”, “MINUTO EDUCAÇÃO” ao invés do “MINUTO HORÓSCOPO” nas rádios de todas cidades do Brasil?

Gasta se muito para formar analfabetos funcionais em nossa sociedade, que chegam, e às vezes até saem de uma faculdade sem aprender o significado de senso crítico, e a culpa é nossa, somos uma raça de vira latas que não reclama do lixo que nos é dado para ingerir. A consequência é um povo alienado que não se importa com política e é governado por quem não merece algum respeito.

Criar, manter e permitir um ambiente de mentiras, em que o alvo é toda sociedade é uma traição a boa vontade das pessoas, um regresso humano e científico.

Por Dirceu Zanchi Jr. – Especial para o Rio Verde Agora

Compartilhe

Comente: Astrologia não é ciência