Vigilância epidemiológica pede cuidados

Dengue deve ser prevenida mesmo na época de seca


A Prefeitura de Rio Verde, através da Secretaria de Saúde e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, alerta a população que mesmo durante o período de seca, compreendido entre os meses de maio a setembro, é necessária a manutenção dos cuidados para evitar a dengue.
                    
Segundo o assessor técnico em endemias, Jamilton de Freitas Pimenta, as pessoas têm o costume de se preocuparem com a dengue apenas no período de chuva, acreditando que o mosquito se prolifera apenas nessa época. Isso  é um grande erro, já que o mosquito se prolifera em qualquer depósito que acumule água.
 
Portanto, é necessário que o cuidado seja mantido, mesmo sem grandes volumes de chuva, pelo menos uma vez por semana fazer a verificação em seu ambiente os depósitos que estão acumulando água neste período, pois os mesmos são considerados depósitos permanentes e eliminá-los e/ou adequar de forma a não criar o mosquito.
 
A equipe técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica segue trabalhando e alertando a população sobre alguns pontos e cuidados para evitar a dengue:
 
Verificar pelo menos uma vez por semana em seu ambiente os depósitos que estão acumulando água neste período, pois os mesmos são considerados depósitos permanentes e eliminá-los e/ou adequar de forma a não criar o mosquito:
 
•         Ralos de banheiros e outros;
•         Caixas d'águas abertas ou semi abertas;
•         Bebedouros de animais;
•         Cisternas abertas ou semi abertas;
•         Fossas abertas ou semi abertas;
•         Vasos de plantas;
•         Plantas aquáticas;
 
OBS: Principalmente quem for viajar e ficar por mais de uma semana, poderá retornar e já encontrar os mosquitos adulto em fase de alimentação sanguínea.

Compartilhe

Comente: Vigilância epidemiológica pede cuidados