Turismo ecológico é restaurado em Rio Verde

Secretário da pasta, Danilo Moraes apresenta novas propostas para fomentar negócios na cidade de Rio Verde


Diante do compromisso feito junto aos representantes de esportes radicais, entidades e incentivadores do turismo ecológico da região, a Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Comunicação, Eventos e Turismo deu inicio na última sexta-feira, 24, às ações que proporcionarão a valorização e a divulgação de todo o seu potencial ecológico. A região é cercada de um rico patrimônio composto por belas cachoeiras, matas, paredões de pedra e uma variedade de espécies nativas do cerrado, um ambiente perfeito para a prática de vários esportes radicais e um contato direto com a natureza.
 
O secretário da pasta, Danilo Moraes, e o secretário de Ação Urbana e Serviços Públicos, Antonio Rozeni, além de um engenheiro ambiental e uma equipe de limpeza visitaram o distrito de Ouroana, dando prioridade para as melhorias na infraestrutura desses pontos. “O que está sendo feito é uma determinação do nosso prefeito, reconhecendo o potencial ecológico de Rio Verde, e assim valorizar e também divulgar todo esse potencial turístico da Capital do Agronegócio”, ressaltou Danilo.
 
Acompanhados pelo subprefeito, Onaldo Lopes Borges, o grupo visitou os trabalhos que estavam sendo realizados. Patrolas, caminhões e tratores trabalharam o dia todo na recuperação da estrada de acesso às rampas de decolagem do parapente, deixando o principal acesso pronto para receber turistas e praticantes de esportes radicais.
 
As rampas de decolagem também receberam melhorias, foi realizado a roçagem do mato e, posteriormente, será feito o tratamento do solo para que no período certo receba o plantio de grama e um projeto de arborização com espécies nativas do cerrado. Serão plantadas mudas de Ipês e Jacarandá próximas às rampas, proporcionando um colorido natural aos visitantes na estação das flores.
 
Durante a visita, o grupo realizou o levantamento técnico para a construção de três quiosques nas rampas do parapente e próxima a Cachoeira Água Limpa, para que os turistas tenham um ponto de apoio. A construção dessas estruturas começará no inicio de maio. A estruturação dos pontos contará ainda com a instalação de cerca de proteção nas rampas de decolagem, garantindo a segurança dos pilotos e dos apreciadores da modalidade esportiva. Os quiosques e a cerca serão feitos com madeira, preservando assim características de um lugar rústico em meio à natureza. “O município tem um grande potencial ecológico, precisamos estruturar para receber os turistas, mas sempre pensando no meio ambiente e na sua conservação. Queremos utilizar nossas riquezas com respeito e de modo sustentável”, lembrou Antonio Rozeni.
 
Ainda pensando na preservação do meio ambiente, a equipe de trabalho fará a instalação de 10 lixeiras na avenida principal de Ouroana, e lixeiras ecológicas serão instaladas nos pontos de apoio, garantindo assim que o turista contribua com a preservação.
 
Durante a visita, Danilo Moraes conferiu como está a realização do mapeamento da região. Trilhas, cachoeiras e rampas de decolagem já foram mapeadas e um aplicativo na Secretaria armazenará todas as informações. Faltando apenas a área do vôo livre, será mapeada até 100 km, extensão de pouso dos praticantes. A definição de cada ponto, feita através desse mapeamento, servirá para a sinalização de toda a região. As placas para essa sinalização já estão sendo confeccionadas, e de acordo com as normas da ABNT. “O que está sendo proposto é utilizar a estrutura da administração para valorizar o turismo ecológico na região e a busca de recursos para a realização de projetos e assim proporcionar a participação da população de Rio Verde nos distritos e também a vinda de turistas de todo o País.”
 
O município que hoje é reconhecido pelo verde da produção agrícola, inicia um trabalho de reestruturação do turismo ecológico, valorizando e divulgando todo o potencial e proporcionando a geração de emprego e renda para Rio Verde e as famílias dos Distritos. Essa reestruturação, bem como a divulgação do nosso potencial é uma exigência do prefeito Juraci Martins de Oliveira. “Precisamos divulgar todo o potencial ecológico que o município tem, quando eu confiei a Secretaria de Turismo ao Danilo, eu exigi que a primeira coisa a ser feita é essa reestruturação, oferecendo infraestrutura para que Rio Verde também possa ser conhecida através das nossas cachoeiras, através do ecoturismo, além de permitir ageração de renda para muitas famílias de Rio Verde e no Distrito, através do turismo”, enfatizou o Prefeito.
 
Danilo comentou ainda o importante apoio dos deputados federal Heuler Cruvinel e estadual Lissauer Viera, buscando junto aos órgãos estaduais e federais a destinação de recursos e citou a criação de uma Emenda Parlamentar destinando R$ 1 milhão para a construção do Portal Turístico da cidade, obra que irá mostrar o potencial turístico do município. ”A parceria com nossos deputados está fazendo a diferença e em breve o nosso santuário ecológico será conhecido. O secretário de Juventude, Ciências e Tecnologia Fausto Caparelli, está junto e na busca por esses recursos. Estamos aqui para valorizar e divulgar a nossa riqueza, juntos iremos desenvolver projetos e ações que transformarão esse santuário ecológico em um grande potencial turístico”, finalizou Danilo Moraes.

Ascom – Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Turismo ecológico é restaurado em Rio Verde