Tecnoshow 2014: palestra discutiu empreendedorismo no agronegócio

Palestrante ressaltou a importância da inovação para alavancar negócios no agronegócio. Produtores e profissionais do meio rural contam, atualmente, com diversos programas de orientação


Para alcançar resultados positivos e satisfatórios no agronegócio é preciso inovar, buscar a qualificação constante e apresentar diferenciais que tornam o negócio atrativo. Segundo o executivo e consultor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mauro Sousa, tudo isso é sinônimo de empreendedorismo. O palestrante participou nesta segunda-feira, 7 de abril, da TECNOSHOW COMIGO 2014, onde abordou o tema sob o aspecto amplo, ressaltando itens como visão abrangente, oportunidades e mercado, inovação e criatividade, novos negócios e casos reais, e até termos novos como startups e investidores anjo.

De acordo com Mauro, existe empreendedorismo no agronegócio e quem atua no segmento precisa entender que não é algo somente ligado às empresas, mas que faz parte de todos os setores, seja econômico, cultural, social etc. “Empreender não é só conduzir uma empresa, um negócio. Empreender é estar atento a inovação, buscar a qualificação profissional, apresentar produtos e serviços diferenciados. É ter atitude empreendedora e não apenas investir em máquinas. E engana-se quem pensa que apenas empresário é empreendedor. O profissional que atua em qualquer segmento pode ser empreendedor. Basta querer inovar para alcançar metas, inovar em todos os processos”.

O palestrante informa ainda que ocorrem sim, especificidades da área de atuação. No caso do agronegócio, o ideal é que o ‘homem do campo’, o produtor, o empresário rural, o gerente da fazenda, enfim, todos os profissionais ligados às áreas agrícola e de pecuária entendam de seu negócio, conheçam quem está ao seu redor, como fornecedores, compradores etc, para assim conquistar produtividade. “Conhecimento é poder. E saber utilizar o conhecimento é ter mais poder ainda. A base do empreendedorismo, inclusive no campo, é ter um olhar diferente sobre o mercado, sobre os negócios, sobre a vida.

Conhecimento
Existem programas específicos desenvolvidos por instituições em Goiás voltados para capacitar e informar sobre o que é ser e como se tornar empreendedor no agronegócio. A Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) e a Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás (AJE Goiás) desenvolvem o programa Agrojovem. Trata-se de um projeto de capacitação voltado para o desenvolvimento de profissionais ligados ao agronegócio ou aqueles que possuem interesse em investir na atividade. Através de diversas iniciativas, o Agrojovem busca fortalecer cada vez mais a qualificação de mão de obra do campo, formação de novas lideranças, atração de novos investidores e promover a representatividade do setor rural.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar Goiás) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) realizam também, em parceria, o Programa de Empreendedorismo Rural (PER). O projeto visa estimular o empreendedorismo em homens e mulheres do campo, o debate e a formação de lideranças, ensina a calcular custos do processo produtivo e a elaborar projetos para que os alunos passem a administrar suas propriedades com eficiência, como se fossem verdadeiras empresas.

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