Tecnoshow 2013 aberta em grande estilo

Milhares de pessoas já passaram pela feira, referência em tecnologia para o agronegócio


Foi aberta oficialmente na manhã de hoje, 8 de abril, a 12ª edição da Tecnoshow Comigo, feira de tecnologia agropecuária que acontece em Rio Verde, no Centro Tecnológico Comigo (CTC). A solenidade de abertura aconteceu no auditório do CTC e contou com as presenças de autoridades de níveis municipal, estadual e federal. Entre elas: o prefeito Juraci Martins; o governador em exercício, José Eliton Junior; o anfitrião do evento, Antonio Chavaglia; o secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Nery Gueller, na ocasião representando o ministro Antônio Andrade; a senadora Lúcia Vânia; os deputados federais, Heuler Cruvinel, Ronaldo Caiado, Vilmar Rocha e Moreira Mendes (presidente interino da comissão de agricultura da Câmara dos Deputados); o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner; o presidente da Câmara Setorial da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Celso Casale, também representando os expositores da feira; os deputados estaduais Francisco Gedda e Karlos Cabral. Além, de secretários e gestores municipais de várias cidades da região, presidentes de entidades de classe, representantes de instituições financeiras e de empresas expositoras da feira, imprensa local e vários produtores rurais da região.

O evento teve início com a exibição de um vídeo institucional sobre a Tecnoshow Comigo, que este ano tem como tema “Produtores Alimentam Cidades” e ressaltando que esta importante feira é a marca da inovação rural. Em seguida, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro, ilustrado com imagens ressaltando o trabalho da cooperativa, seu parque industrial e sede administrativa.
 
Dando início aos discursos, o presidente da Comigo e da Tecnoshow Comigo, Antonio Chavaglia, enfatizou que a feira cresce, a cada ano, em número de expositores e em sua área estática, o que é preciso ser feito para atender a demanda de empresas de fora que fazem questão de demonstrar seus produtos e serviços ao homem do campo. “Nossa feira cresce e inova todos os anos, principalmente no quesito informação, pois tudo que há de novo em termos de tecnologia agropecuária é exposto aqui nesses cinco dias. Inclusive, quero comentar da dificuldade do homem do campo na hora de escoar sua produção, pois não temos estradas de qualidade e muito menos portos. Temos tido muitas dificuldades nesse sentido e as autoridades federais tem que criar mais oportunidades e melhorias para facilitar o trabalho do setor produtivo e viabilizar o produtor rural para que ele possa contribuir, ainda mais, com a sustentabilidade desse país. Não temos tido garantias de nada”, cobrou.
 
O prefeito de Rio Verde, Juraci Martins, falou sobre a importância do evento para o produtor da região: “essa feira é essencial para viabilizar o setor e colocar o produtor rio-verdense em destaque no Brasil. Rio Verde enfrenta problemas com relação ao fornecimento de energia, por exemplo, mas é preciso se criar artifícios e maneiras de a cidade continuar produzindo a contento. É fácil criticar, mas quem critica tem que dar respaldo administrativo para que o trabalho seja executado com qualidade. Quero aproveitar para dizer que em, no máximo, 90 dias a nossa cidade estará com sua infraestrutura retomada. Com relação ao setor produtivo, o Executivo tem o compromisso de concluir mais 55 pontes de concreto na zona rural de Rio Verde, o que irá facilitar na hora de se escoar a produção”, desabafou Juraci.
 
Já o presidente interino da comissão de agricultura da Câmara dos Deputados, Moreira Mendes elogiou a pujança da região e a coragem da Comigo em realizar uma feira tão importante e de referência nacional. “Para nós é motivo de orgulho estar presente na abertura de um evento tão grandioso e que é mola propulsora do desenvolvimento do agronegócio do país”, disse.
 
O também deputado Heuler Cruvinel agradeceu a presença de todos e disse que Rio Verde está em plena evidência com a realização de tão importante evento. “Estamos diante de o que há de melhor em termos de tecnologia agrícola. Sabemos que o setor produtivo tem enfrentado vários problemas e a Comigo, visionária que é, sai na frente em alavancar a nossa região com a execução de tão belo espetáculo agropecuário. Além disso, mesmo diante das dificuldades, o produtor tem conseguido rentabilidade e produtividade no que tange ao agronegócio”, descreveu o deputado.
 
Representando o Mapa, o secretário de política agrícola, Nery Gueller explicou que o plano safra 2013-2014 muito irá fazer em prol do setor produtivo: “iremos contemplar muitas benfeitorias, como uma política agrícola a longo prazo, mais foco na armazenagem de grãos, linhas de créditos mais facilitadas e uma taxa de juros de 3,5%, mais prazos para pagamentos, conforme a necessidade da região e do produtor é um pouco do que está por vir. Acredito que até maio faremos o anúncio disso e muito mais”, explanou.
 
O governador em exercício José Eliton disse que entende as reivindicações e que o Sudoeste deve ser visito com outros olhos a partir de agora. “Ainda há muito a se fazer, mas muito já foi feito, como a recuperação de várias rodovias goianas, o que facilitou o acesso às propriedades rurais. Mas levarei as reclamações ao governador para avaliarmos o que, de imediato, será feito”, esclareceu.
 
Por fim, as autoridades presentes visitaram os estandes da feira e almoçaram no local.
 
A Tecnoshow Comigo acontece até a próxima sexta-feira, 12 de abril, no CTC, em Rio Vede, sendo o horário de visitação das 8 às 18 horas. A expectativa dos organizadores é de que cerca de 85 mil pessoas visitem o local para conferir o que há de mais novo em termos de inovação agropecuária no país.

Ascom – Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Tecnoshow 2013 aberta em grande estilo