Sicredi projeta crescimento em goiás

Com estratégia de expansão de fortalecer sua presença nacional, mas mantendo uma atuação regional, Sicredi cresce em Goiás e abrirá cinco novas unidades até o final do ano


O ano de 2015 tem sido promissor para o Sicredi em Goiás. Com as recentes inaugurações de unidades no Estado, na T-9, em Goiânia, e em Santo Antônio da Barra, levando ao município sua primeira instituição financeira, até o final do ano estão previstas a abertura de outras cinco novas agências. Uma área de atuação que se destaca por seu crescimento nos últimos anos. De 2011 até o primeiro semestre de 2015, a Central Brasil Central, que compreende Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, teve um crescimento de 208%, ultrapassando o acumulado nacional da instituição, 152%.

“Goiás não é apenas um polo de riqueza importante, mas um polo de desenvolvimento do país. Ele ainda tem muito a crescer e o Sicredi crescerá junto com o estado. Em todas as localidades em que atuamos, firmamos parcerias longas e assim será aqui também. Viemos para ficar!”, adianta o CEO do Banco Sicredi, Edson Nassar, que esteve em Goiânia nesta quinta-feira (6) para participar de reunião de planejamento estratégico da instituição para os próximos 4 anos, juntamente com a administração das cooperativas do Centro-Oeste.

Até o final do ano, a meta é completar a inauguração de 70 unidades, hoje são 1.360 em todo o país, nos 11 estados em que possui presença. “Mais do que abrir novas agências, essa abertura faz parte de uma estratégia de expansão do Sicredi que acontece naturalmente. Diferente do mercado, que coloca o crescimento de acordo com os interesses financeiros, buscamos crescer de forma consciente com um desenvolvimento que objetiva dar atendimento e cumprir com as necessidades dos nossos associados”, explica Nassar.

Estratégia
Essa estratégia é traduzida em solidar uma presença nacional mantendo uma atuação regional. A instituição oferece atualmente um portfólio completo de produtos e serviços que não perde ao oferecido por nenhuma instituição bancária, ressalta o CEO. “Temos todas as funcionalidades de um banco convencional, mas nos destacamos por oferecer um preço mais competitivo, qualidade nos serviços de atendimento, com um diferencial único: em termos de governança, cada associado-correntista tem direito a um voto sobre os direcionamentos da instituição, mas ele recebe, na proporção dos seus investimentos, os dividendos ao capital dele. Dividendos esses que, gerados em cada uma das regiões, não ficam concentrados na matriz de um banco, mas são redistribuídos regionalmente. Um modelo moderno, diferenciado e muito competitivo!”

Com uma participação de apenas 2,8% do sistema financeiro nacional – nos países desenvolvidos o índice chega à 60% -, o Sicredi tem crescido anualmente, tendo, nos últimos 6 anos, dobrado sua base de associados e toda sua a estrutura, passando seu patrimônio de R$ 240 milhões para R$ 1,1 bilhão, e que prevê expandir ainda mais. A oportunidade está em crescer sua participação entre os 97% do mercado que são atendidos pelas instituições financeiras convencionais. “Nosso cliente recebe uma consultoria e não um atendimento bancário”, destaca Nassar.

O Sicredi se mostra ainda mais promissor neste mercado, sendo parte integrante de uma sociedade moderna que hoje busca, em todas as suas vertentes, cooperação e sustentabilidade através de novas tendências como economia compartilhada e co funding, conceitos que fazem parte dos princípios do Sicredi como cooperativa, lembra Nassar. O executivo acredita que, assim como alguns segmentos do mercado se transformaram radicalmente nas últimas décadas, alguns inclusive desaparecendo, o mercado financeiro também passará por mudanças significativas nesse caminho, que vão ao encontro do crescimento que o Sicredi caminha. As agências do Sicredi seguem projetos sustentáveis, habilitadas a receberem selo verdes por usar dispositivos que busquem alguma forma de economia de insumos, reuso de água ou aproveitamento de luz solar como energia.

Kasane Comunicação

Compartilhe

Comente: Sicredi projeta crescimento em goiás