Senai Rio Verde inaugurará ampliação

Evento acontecerá no próximo dia 25 de maio


Vice-líder no ranking dos municípios mais competitivos de Goiás, Rio Verde destaca-se nacionalmente ao registrar o terceiro maior PIB (Produto Interno Bruto) da agropecuária brasileira e ostenta a condição de cidade-polo de crescimento regional com influência em outros 85 municípios do Sudoeste, que abrigam mais de 13 mil empresas. Diante do desafio de acompanhar a evolução desse grande e diversificado parque agroindustrial, sobretudo pela força do agronegócio, a Unidade Integrada Sesi Senai Rio Verde passou por ampla expansão de sua estrutura física, que permitirá dobrar a capacidade de atendimento, elevando o número de matrículas de 6 mil para 12 mil por ano em seus diversos cursos de qualificação profissional.

Com investimento em torno de R$ 9 milhões, a unidade estabeleceu parcerias técnicas com fabricantes de máquinas e implementos agrícolas, ampliou oficinas, laboratórios e salas de aula. Os novos ambientes serão entregues às indústrias e comunidade no dia 25 de maio, data alusiva ao Dia da Indústria. Nessa reestruturação, novos parceiros foram importantes, colaborando na disponibilização de equipamentos, a exemplo da ZF do Brasil, Case Agriculture, Jacto e NSK Rolamentos. ?A modernização visa reforçar os serviços que já prestamos e investir pesadamente no setor de agroindústria, além de incrementar as atividades voltadas para as áreas de metalmecânica e eletrotécnica?, explica o diretor do Sesi Senai Rio Verde, Hélio Santana.

Na ocasião, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) lança o estudo dos Polos Industriais de Rio Verde, o terceiro de série, que já havia contemplado Anápolis e Aparecida de Goiânia. O novo diagnóstico identifica e discute problemas no parque industrial do município, abordando questões sobre recursos humanos, logística, produção e mercado. A iniciativa visa ampliar a competitividade das empresas da região.

Histórico
O Senai está presente no Sudoeste desde 1976, quando foi implantado o pioneiro Centro Regional de Treinamento do Sudoeste, em parceria com a prefeitura. Em 1998, igualmente em parceria com a administração municipal, o pequeno centro deu lugar à Escola Senai Fernando Bezerra.

Em 2006, a integração das atividades com o Sesi otimizou recursos, potencializou a capacidade de serviços e melhorou o atendimento às indústrias de Rio Verde e municípios vizinhos, como Acreúna, Santa Helena, Cachoeira Alta, Caçu, Perolândia e Chapadão do Céu. Gradativamente, as instituições ampliaram a atuação na região com a implantação de unidades integradas em Quirinópolis, Mineiros e agora Jataí, que também são frutos de parcerias com a iniciativa privada e o poder público.

Indústria e comunidade são atendidas com diversas atividades integradas de educação profissional e ensino básico, saúde e qualidade de vida, esporte e lazer, além dos programas Atleta do Futuro, Ginástica na Empresa e Educação de Jovens e Adultos. Os principais setores atendidos são os de metalmecânica, eletricidade, automotivo, sucroenergético, costura, e indústrias de alimentos e de fabricação e manutenção mecânica.

Sistema FIEG

Compartilhe

Comente: Senai Rio Verde inaugurará ampliação