Seminários sobre praga Helicoverpa começam nesta semana

Eventos acontecem em várias cidades do estado de Goiás


O Governo do Estado realiza na próxima quinta-feira, dia 3, o primeiro seminário regional sobre o manejo e ações de controle da lagarta Helicoverpa armigera. O evento será às 14 horas, na Câmara Municipal de Morrinhos. A ação integra o Plano de Ações de Controle da Praga Helicoverpa armigera em cultivos agrícolas no Estado de Goiás elaborado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seagro) em parceria com outros 14 órgãos. Depois do evento em Morrinhos, haverá seminários em Mineiros (15/10), Rio Verde (16/10), Cristalina (31/10) e Uruaçu (07/11).

A lagarta Helicoverpa armigera causou grandes danos às principais culturas agrícolas na safra 2012/13, levando a perdas significativas na produção em todo o País. Os prejuízos financeiros causados pela praga foram estimados em R$ 10 bilhões, somados os custos de controle e a perda de produtividade. Outro principal fator alarmante é que a lagarta possui mais de 180 espécies vegetais hospedeiras, podendo causar danos na maioria das principais culturas plantadas no país.

Após a declaração de Emergência Fitossanitária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para a praga Helicoverpa armigera, e os severos danos causados na produção agrícola em Goiás, o secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado de Goiás, Antônio Flávio Camilo de Lima, formou um Grupo de Trabalho encarregado de elaborar um plano de manejo da praga no Estado. Após 60 dias o Grupo concluiu o Plano de Ações de Controle da Praga Helicoverpa armigera em cultivos agrícolas no Estado de Goiás. Essas atividades descritas no Plano são constituídas de medidas institucionais e ações de manejo e pesquisa.

O Grupo instituído para construção da referida proposta contou com a participação da Associação Brasileira de Tomate para Processamento (Abratop); Associação Goiana de Produtores de Algodão (Agopa); Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa); Centro Tecnológico para Pesquisas Agropecuárias (CTPA); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Soja); Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás (EA/UFG); Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater); Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg); Fundo de Incentivo à Cultura do Algodão no Estado de Goiás (Fialgo); Laboratório Nacional Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Lanagro/GO-Mapa); Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB/GO); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/GO); Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Goiás (SFA/GO-Mapa); e Seagro.

Notícias de Goiás

Compartilhe

Comente: Seminários sobre praga Helicoverpa começam nesta semana