Sefaz e Agrodefesa vão vistoriar produção de feijão

O trabalho foi planejado em reunião entre o gerente de Arrecadação e Fiscalização, Paulo Aguiar, com o chefe de Gabinete da Agrodefesa, José Manoel Caixeta, na Sefaz


A Secretaria da Fazenda e a Agrodefesa desenvolverão trabalho em conjunto a partir de segunda-feira, dia 10. A Operação Grãos, fase 1, pretende visitar 200 propriedades rurais com plantio de feijão irrigado, durante duas semanas. O fisco vai verificar a emissão de notas fiscais na comercialização do produto e a equipe da Agrodefesa irá conferir o vazio sanitário nas fazendas, pois chegou ao fim o período de plantio do feijão e a área cultivada deve descansar por um mês.

O trabalho foi planejado em reunião entre o gerente de Arrecadação e Fiscalização, Paulo Aguiar, com o chefe de Gabinete da Agrodefesa, José Manoel Caixeta, na Sefaz. A Fazenda cruzou informações do seu banco de dados da compra de sementes, fotos do setor de geoprocessamento, que acompanha a produção agrícola, e as saídas das notas fiscais do feijão. Há indícios de sonegação de ICMS.

O cruzamento tomou por base a produção de feijão de 2016, com a utilização de pivô central, de irrigação. Para conferir os dados, será feita a inspeção in loco nas propriedades rurais pelas Delegacias Regionais de Fiscalização de Catalão, Formosa, Anápolis, Rio Verde, Goiás, Goiânia, Luziânia e Morrinhos, em vários municípios.

Serão 40 equipes da Sefaz, com representantes da Agrodefesa. Na sexta-feira, dia 7, haverá reunião da Geat com os delegados fiscais para combinar a estratégia da fiscalização na agricultura. Depois do feijão, a operação será ampliada e atingirá outras lavouras, como as de milho e soja, sempre com o objetivo de evitar a sonegação.

Comunicação Setorial da Sefaz

Compartilhe

Comente: Sefaz e Agrodefesa vão vistoriar produção de feijão