Secretaria de Saúde recebe novos médicos

Profissionais chegam para reforçar atendimento a rio-verdenses


A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria da Saúde, informa que aconteceu uma reunião para apresentação dos 8 médicos que vieram pelo Programa Mais Médicos e Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB).

De acordo com Francisco Barreto Filho, secretário de Saúde, 6 profissionais vieram através do PROVAB e são todos naturais de Rio Verde. Os outros 2 médicos vieram do Programa Mais Médicos e ambos são de Pontalina – GO. Para o secretário, esses profissionais irão ajudar na agilidade dos atendimentos realizados nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), Unidade Básicas de Saúde (UBSs) e também no quadro de profissionais de emergência ( UPA e HMRV).

A reunião contou com a presença de toda equipe da Secretaria da Saúde, onde todos deram boas vindas aos novos médicos e ainda foi reforçado a importância desses profissionais para a melhoria da saúde em Rio Verde.
 
Entenda o que são esses Programas:

Mais Médicos
O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil. Ele foi criado em 2013 assim, ampliando à assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais.

As vagas serão oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceitará candidaturas de estrangeiros ou de médicos brasileiros formados no exterior, com a intenção de resolver esse problema, que é emergencial para o país.
 
PROVAB – Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica
O PROVAB foi criado pelo Ministério da Saúde para incentivar médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas a atuarem na Atenção Básica nos municípios com carência de profissionais em áreas de extrema pobreza e periferias das regiões metropolitanas.
 
No caso de o município não demonstrar interesse pelo profissional selecionado, a comissão gestora do Provab proporá remanejamento para outro município participante do programa. Não havendo preenchimento das vagas por parte dos municípios participantes do Provab, outros municípios não participantes terá a possibilidade de contar com este profissional. Essa definição será feita através de edital específico.
 
Durante toda a atuação nas unidades de saúde, os profissionais serão tutorados pelas instituições de ensino superior participantes, que darão suporte presencial e à distância por meio do programa Telessaúde, coordenado pelo Ministério da Saúde. Além do benefício de contar com profissional por 40 horas semanais, os municípios também receberão incentivo para a implantação e manutenção do Telessaúde, que permitirá às instituições de ensino superior vinculadas ao Provab dar suporte à atuação dos médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas.

Ascom - Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Secretaria de Saúde recebe novos médicos