Seagro esclarece sobre praga

Palestra vai esclarecer produtores sobre a Helicoverpa amigera


Depois de passar por Mineiros, a equipe da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seagro) responsável por ministrar palestras sobre a lagarta Helicoverpa armigera chega a Rio Verde, no Sudoeste goiano. Lá, agricultores são informados sobre o controle da praga, que já chegou às lavouras goianas. O ciclo de palestras integra as ações estruturadas no Plano Estadual de Controle de Helicoverpa armigera em Goiás, realizado por meio de parceria entre a Seagro, Agrodefesa e demais órgãos e entidades ligadas ao assunto.

O grupo de trabalho foi formado após a declaração de Emergência Fitossanitária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para a praga Helicoverpa armigera, levando em conta os severos danos causados na produção agrícola em Goiás. Diante do grave quadro esboçado, o secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Antônio Flávio Camilo de Lima, formou o Grupo de Trabalho encarregado de elaborar o plano de manejo da praga no Estado.

A programação do evento inclui a explanação da gerente de Sanidade Vegetal,  Rossana Serrato, da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), sobre as Medidas Legislativas para controle de Helicoverpa armigera no Estado. Logo após, a professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) e entomologista, Cecília Czepak, ministra a palestra Helicoverpa armigera: ocorrência, bioecologia, sintomas de ataque, prejuízos e estratégias de manejo em cultivos agrícolas no Estado de Goiás. Os Seminários Regionais também ocorrerão em Cristalina (30/10) e Uruaçu (07/11), mantendo a programação das apresentações e palestrantes em ambos os locais.

O Grupo de Trabalho instituído para elaboração do plano de controle teve a participação das associações Brasileira de Tomate para Processamento (Abratop), Goiana de Produtores de Algodão (Agopa), Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Centro Tecnológico para Pesquisas Agropecuárias (CTPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Arroz e Feijão/Embrapa Soja), Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás (EA/UFG), e Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater).

Também manifestam apoio a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), e do Fundo de Incentivo à Cultura do Algodão no Estado de Goiás (Fialgo), Laboratório Nacional Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Lanagro/Mapa), Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB/GO), além do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/GO), Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Goiás (SFA-GO).

Agende-se
Seminário Regional
Local: Sindicato Rural
Data: 16/10/2013
Horário: 14h

Notícias de Goiás

Compartilhe

Comente: Seagro esclarece sobre praga