Rio Verde terá projeto piloto de ciclovias

Projeto é reivindicação do deputado estadual Lissauer Guimarães


Em reunião com o presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-GO), Horácio Mello e toda a sua equipe, foi anunciado ao deputado estadual, Lissauer Vieira (PSD) que Rio Verde será uma das cidades de Goiás a receber o projeto piloto do “Ciclovidas”.

Em uma parceria entre Cetran, Detran-GO, Agetop, prefeitura local e iniciativa privada, o “Ciclovidas” se baseia em modelos europeus já implantados no Brasil, em cidades como Sorocaba-SP.

Além da construção de ciclovias, serão instaladas estações para compartilhamento rotativo de bicicletas. “O cidadão, mesmo que não disponha da bicicleta, terá a oportunidade de retirar o meio de transporte, em sistema de comodato, fazer o percurso desejado e devolver a bicicleta em outra estação”, explicou o presidente do Conselho, completando que ainda esse ano será implantado o sistema na cidade e toda a estrutura deverá funcionar a partir de 2016.

O deputado Lissauer, recebeu com entusiasmo a notícia. “Bicicleta é sinônimo de promoção de saúde, sem contar que seria uma maneira de melhorar a mobilidade urbana da cidade, diminuir os congestionamentos e reduzir os índices de poluição”, completa o parlamentar. Para ele, como o “Ciclovidas” ainda está em fase de pré-projeto, pode se criar ações e programas educacionais que promovam o uso da “bike” como meio de transporte.

Modelo
O modelo de ciclovias, que será implantado em Goiás, é o mesmo da cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, que possui a maior rede de ciclovias do Estado e é exemplo na América Latina. São 106 km de extensão, e possui o menor índice de acidentes envolvendo ciclistas (índice próximo a zero).

Além da grande extensão da rede de ciclovias e da segurança que estas representam a seus usuários, o número de bicicletas em Sorocaba só vem aumentado graças aos 50 paraciclos com capacidade para 60 bicicletas e às 19 estações de empréstimos. Em quatro anos, o número de bicicletas passou de aproximadamente 190 mil para 300 mil, segundo a Prefeitura da cidade.

Apesar do aumento, apenas um acidente envolvendo ciclista terminou em morte nos últimos quatro anos, que foi atropelado fora da ciclovia por um caminhão. Não só as barreiras físicas contribuem para a segurança desta rede de ciclovias - o calçamento em vermelho, a boa sinalização e a iluminação tornam suas pistas adequadas para o uso de ciclistas.

Ascom – Assembleia Legislativa

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