Rio Verde mais uma vez lidera o ranking do PIB agropecuário

No geral, cidade tem o quarto maior PIB do estado de Goiás


Na quinta-feira, 11, o levantamento realizado anualmente pelo Instituto Mauro Borges, em parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os órgãos de estatística das Unidades da Federação, registraram mais uma vezes o potencial econômico de Rio Verde.

O Indicador do Produto Interno Bruto Municipal permite avaliar o nível de produção nos 246 municípios goianos, divididos pelos setores da agropecuária, indústria e serviços. Os dez municípios mais bem posicionados em 2011 mantiveram as mesmas posições em 2012. Eles foram responsáveis por 60,5% da renda gerada no Estado.

Em 2012, os dez maiores municípios em termos de participação no PIB foram: Goiânia (24,3%),
Anápolis (9,4%), Aparecida de Goiânia (6,0%), Rio Verde (5,1%), Catalão (4,4%), Senador Canedo
Caned (3,2%), Itumbiara (2,5%), Jataí (2,3%), Luziânia (2,0%) e São Simão (1,4%).

O município de Rio Verde, localizado no Sudoeste Goiano, possui o agronegócio como o principal responsável pela sustentação da sua economia, proporcionando assim uma forte ligação dos setores da agropecuária e da indústria, ou seja, quando ocorre ganho de participação em um setor, o outro segue a mesma tendência. Além disso, a dinâmica entre essas duas atividades impulsionou o setor de serviços, devido a decorrência de suas demandas. Em 2012, o município ganhou participação no PIB estadual, saindo de 5,0% em 2011, para 5,1% em 2012. Isso se deve ao bom desempenho do setor agropecuário e de serviços que aumentaram suas participações em 0,7 ponto percentual.

O município de Rio Verde liderou, pelo segundo ano consecutivo, o valor adicionado da agropecuária do Estado no ano de 2012. A produção agropecuária de Rio Verde representou 6,7% do valor adicionado da agropecuária estadual em 2012, com representatividade de 17% no valor adicionado municipal. O município obteve o segundo maior ganho de participação entre os dez maiores em relação ao ano de 2011.

Na agricultura, o aumento ocorreu devido o crescimento no valor de produção de sorgo, milho, soja e da silvicultura. Na pecuária, os grandes destaques foram a produção de aves, suínos e bovinos. A utilização de tecnologias avançadas e a profissionalização provocaram a disseminação das técnicas de cultivo e a melhoria no processo produtivo.

No setor da indústria o município conquistou o quarto lugar, onde a indústria participou com 6,9% do valor adicionado estadual em 2012. Os destaques positivos nesse setor foram verificados na construção civil, confirmado pelo crescimento nas atividades de construção de edifícios, obras de terraplanagem e obras de acabamento.

Já no setor de serviços Rio Verde, ocupa a quinta posição, mantendo a participação de 4,1% no valor adicionado estadual em 2012, sendo que a atividade de serviços possui peso de 48,1% na estrutura econômica municipal. Os destaques desse esse setor no município vieram das vendas do comércio varejista de alimentos e bebidas e atacadista como os hipermercados, veículos e artigos agropecuários, na administração, administração saúde e educação públicas e nas atividades imobiliárias e de aluguel.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rubens Leão, os dados expressão e comprovam a importância que o município exerce no Estado. “É uma satisfação perceber que as ações idealizadas na cidade, estão dando certo e proporcionando resultados positivos”, relatou.

Ascom - Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Rio Verde mais uma vez lidera o ranking do PIB agropecuário