Rio Verde entre as cidades que mais crescem no Brasil

Cidade é o sétimo município que mais aumentou sua população no país nos últimos dez anos


Rio Verde cresceu. Essa informação é perceptível aos que aqui moram ou visitam a cidade pelos últimos 10 anos. Em recente análise a Revista Exame coloca o município em 7° lugar no crescimento populacional no país. De 2004 para hoje, a população da cidade saltou de 124.753 para 197.048 habitantes, um crescimento de 57%, segundo dados oficiais do censo do IBGE, alcançando a 146° posição no ranking de cidade mais populosa do Brasil.
 
Rio Verde, localizada no Sudoeste Goiano, é a principal cidade de uma região que agrega cerca de 600.000 habitantes. O grande crescimento populacional não se deu sozinho, foi seguido do desenvolvimento econômico da região, impulsionado pelo investimento no setor industrial no final da década de 90.
 
Destaque no cenário nacional por sua grande produtividade agrícola, Rio Verde tem se destacado na alta valorização de imóveis e também nos indicadores econômicos. Segundo o economista Maurício Faganelo, a economia rio-verdense cresceu 14,6% anualmente, um índice quase o dobro maior que a economia da China. Além disso, a atividade industrial relacionada ao agronegócio cresce 22,8% ao ano. “Rio Verde lidera por mais de 10 anos consecutivos o PIB do agronegócio goiano e por diversas vezes ocupou a liderança no ranking nacional” analisou Faganelo.
 
A valorização do mercado imobiliário é surpreendente, um levantamento pela Sefaz Municipal mostrou que a valorização média dos terrenos na cidade de 2008 a 2014 é de aproximadamente 475,6%. Hoje bairros mesmo distantes do centro da cidade contam com infraestrutura como asfalto, rede de esgoto, iluminação pública, escolas e postos de saúde, além de um comércio pujante. “Os investimentos na infraestrutura básica, associada ao grande volume de negócios oferecidos pela cidade transformaram Rio Verde em um ótimo cenário para o setor imobiliário” ressaltou o Secretário da Fazenda Evandro Abib.
 
Rio Verde vive sua terceira onda de crescimento. A construção da plataforma da Ferrovia Norte-Sul dará um grande impulso no desenvolvimento da região, entretanto o escoamento da safra irá requerer estrutura da cidade em diversos setores e a qualificação da mão de obra será uma necessidade. O Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável Rubens Leão citou que além de recursos municipais, recursos estaduais e federais têm vindo em larga escala para Rio Verde, mas não é reflexo único: “As empresas do Sistema S (SEBRAE, SENAI, SENAT, SESI, SENAR, SENAC, SEST) estão se instalando na cidade, inclusive existe um projeto de implantação de uma faculdade para o aperfeiçoamento da mão de obra. Além desse setor, um shopping e a construção de uma loja de departamentos e diversas empresas do setor de entretenimento estão se instalando no município, sinais claros do crescimento e desenvolvimento que trazem benefícios para nossa população” lembrou o secretário.
 
O prefeito Juraci Martins faz questão de destacar as prioridades de seu governo, “Rio Verde está sendo preparada para que a população tenha qualidade de vida e infraestrutura para se desenvolver. Meu mandato será marcado por obras estruturais e que contribuirão para o desenvolvimento da cidade em longo prazo. O cenário econômico favorável contribui para que minha equipe e eu nos esforcemos diuturnamente para garantir que nossa parte seja cumprida” garantiu o Prefeito.
 
João Braz, comerciante e rio-verdense, acompanhou as fases de desenvolvimento de Rio Verde e destaca que a cidade realmente hoje vive seu grande momento. “Há 40 anos o que hoje para todo mundo parece comum não existia. A Avenida Presidente Vargas não tinha toda essa extensão e hoje todos os bairros de Rio Verde estão asfaltados” lembrou João.
 
A transformação é sentida por todos, para Marcos Antonio Dias, que se mudou para Rio Verde em 2000 e montou sua empresa de segurança, o crescimento de Rio Verde é sentido no dia a dia. “Quando mudei para Rio Verde, sabia que era uma cidade que crescia muito, mas somente ao chegar aqui e montar minha empresa é que tive a certeza que fiz o melhor negócio de minha vida. Rio Verde é uma ótima cidade para criar meus filhos e também para prosperar nos negócios!” ressaltou o empresário.

Compartilhe

Comente: Rio Verde entre as cidades que mais crescem no Brasil