Recuperação de nascentes pode tornar produção agropecuária mais rentável

Engenheiro florestal relata que produtores têm procurado ajuda para melhorar fornecimento de água nas propriedades. Ele aborda o tema em palestra durante a Tecnoshow de 2018, que acontece entre os dias 9 e 13 de abril


Engenheiro florestal da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Léo Lince do Carmo Almeida afirma que garantir a boa disponibilidade dos recursos hídricos de uma propriedade rural é também uma forma de tornar a produção mais rentável. O especialista aborda o tema em uma palestra durante a Tecnoshow de 2018, que acontece entre os dias 9 e 13 de abril, em Rio Verde, no sudoeste de Goiás.

“Se o produtor tem uma nascente preservada e um solo em bom estado, ele também terá uma produção com melhores condições de irrigação e absorção dessa água. O mesmo vale para pecuária: o pasto vai crescer melhor para o gado e, consequentemente, a produção vai ser mais rentável”, esclareceu.

Léo Almeida, que trabalha na Emater de Goiânia, explica que a recuperação de nascentes tem sido um serviço procurado pelos agropecuaristas para garantir a sustentabilidade das propriedades. O trabalho tem se tornado mais frequente à medida que os agropecuaristas sentem os efeitos da falta de água nas terras.

Segundo o engenheiro florestal, equipes especializadas nessa recuperação vão até a propriedade, avaliam os danos e propõe uma série de ações para recuperação. Entre as estratégias estão o reforço de matas ciliares, arborização dos leitos e criação de curvas de nível.

“Fazemos também o projeto na conservação do solo para que ele consiga conservar a água, se mantendo úmido, dando condições para o crescimento do capim, por exemplo. Consequentemente, aumentando a produtividade”, acrescentou.

O especialista disse ainda que a equipe que faz a avaliação e a recuperação da nascente também oferece dicas de como procurar fundos para o produtor rural custear o serviço. Segundo Léo, muitos conseguem arcar com o investimento, mas aqueles que não têm condições podem procurar programas das prefeituras, estado e até empresas privadas.

Palestra sobre recuperação de nascentes
Data: sexta-feira (13)
Local: Auditório 2 da Tecnoshow Comigo - Centro Tecnológico Comigo (CTC) - Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)
Horário: 9h
Entrada Gratuita
Tecnoshow 2018
Data: De 9 a 13 de abril
Local: Centro Tecnológico Comigo (CTC) - Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)
Horário: 8h às 18h
Entrada gratuita

Compartilhe

Comente: Recuperação de nascentes pode tornar produção agropecuária mais rentável