Rally da Safra 2016 volta a campo para avaliar perdas do milho segunda safra

Técnicos da equipe 10 percorrerão lavouras nas regiões de Rio Verde e Mineiros, em Goiás


Começa nesta segunda-feira (09/05), a avaliação das condições das lavouras do milho segunda safra nas regiões de Rio Verde e Mineiros, em Goiás. O atraso no início da safra de soja gerou temor entre os produtores em relação ao plantio da safrinha de milho dentro do calendário ideal. Além disso, o clima afetou o desenvolvimento em diversas regiões. “É importante irmos a campo nesse momento para verificar como o período de estiagem afetou o potencial produtivo das lavouras”, afirma André Pessôa, coordenador do Rally da Safra.
                                                                                                                  
Segundo perspectivas da Agroconsult, a previsão inicial de aumento de 12% na área de safrinha foi mantida, totalizando 10,8 milhões de hectares. No entanto, a produção do milho segunda safra é estimada em 52,5 milhões de toneladas, com queda de 4% sobre a safra passada e também sobre o relatório anterior da Agroconsult (dados pré-rally). Essa alteração se deve à continuidade do clima mais seco sobre o Centro-Oeste do Brasil, diminuindo o potencial de produção. Em comparação com a safra passada, a produção atual deverá ser 2,7% menor.
 
Trabalho em campo
Nesta edição do Rally da Safra 2016, oito equipes estiveram em campo para avaliar lavouras de soja. As Equipes 1, 2 e 3 percorreram as lavouras de soja precoce nos principais estados produtores – MS/GO/PR/MT – de 26 de janeiro a 04 de fevereiro. A Equipe 4 deixou Goiânia no dia 23 e seguiu pelo Leste do Mato Grosso até chegar a Palmas, em Tocantins. Já a Equipe 5 esteve no MATOPIBA entre 28 de fevereiro e 03 de março. Os técnicos das Equipes 6 e 7 avaliaram lavouras no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul entre os dias 01 e 12 de março e a Equipe 8 visitou o Oeste da Bahia, o Leste de Goiás e o Triângulo Mineiro entre os dias 09 e 15 de março. No dia 3 de maio, a Equipe 9 foi a campo em Cascavel e Guaíra (PR) e Dourados e Campo Grande (MS).
 
O Rally da Safra 2016 chega à 13ª edição patrocinado pelo Banco do Brasil, Bayer, Monsanto, Mosaic e Volkswagen, com apoio da BM&FBOVESPA, FIESP, Agrosatélite, Agroipês, Impar Consultoria no Agronegócio e Universidade Federal de Viçosa e apoios regionais da Aprosoja Mato Grosso e Famasul.

Compartilhe

Comente: Rally da Safra 2016 volta a campo para avaliar perdas do milho segunda safra