Projeto 'Solo Vivo' será realizado em Rio Verde

Ideia é colocar a agricultura como referência em prática sustentável


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, em parceria com a Usina de Itaipu, Embrapa, UniRV e Comigo recebeu nessa quinta-feira, 25 a Embrapa Solos para determinar os pontos para a realização do Projeto Solo Vivo. Nos próximos quatro anos, microbacias no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás serão avaliadas buscando relacionar os impactos do plantio direto (e outras medidas conservacionistas, como a proteção de matas ciliares, adequação de estradas, terraceamento e práticas agroecológicas) sobre a qualidade da água dos rios e córregos. A ideia é que as microbacias analisadas se tornem unidades de referência em práticas sustentáveis na agricultura.

As principais vantagens do plantio direto são:
- Economia de combustível (e redução de emissões): culturas tradicionais, normalmente, demandam gradear duas vezes e arar uma vez, o que consome bastante diesel. Com o plantio direto, a única operação com o trator é no plantio.

- Conservação de solo: o plantio direto é uma técnica conservacionista por excelência, desde que associada a práticas de terraceamento.  A técnica evita o impacto direto da água da chuva sobre o solo; permite maior infiltração da água; sequestra carbono (quando a terra é revolvida ela libera gases do efeito estufa na atmosfera). Por isso, o plantio direto está entre as práticas que compõe o Programa Agricultura de Baixo Carbono, uma das principais estratégias do Brasil entre os compromissos assumidos para a redução de gases de efeito estufa.

- Redução de insumos: o plantio direto reduz a necessidade de adubos químicos e herbicidas, o que também é benéfico para o meio ambiente.

- Aumento da produtividade: o plantio direto melhora a qualidade do solo, com impactos diretos na produtividade e qualidade dos alimentos produzidos.

É claro que todas essas vantagens dependem da qualidade do plantio direto que se pratica (se os três pilares fundamentais são observados).

Ascom – Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Projeto 'Solo Vivo' será realizado em Rio Verde