Programa capacitará empreendedores

Foram contemplados 100 participantes na primeira turma, com início previsto para a próxima segunda-feira, dia 5 de agosto. Ao todo, serão 40 turmas em 18 cidades do Estado de Goiás


Voltado para capacitar empreendedores, facilitar a abertura de novas empresas e oferecer sustentabilidade aos negócios abertos, o programa Minha Primeira Empresa dará início ao processo de orientação dos futuros empresários goianos no dia 5 de agosto, às 19 horas, no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg). A primeira turma, formada por 100 pessoas, participará de aula inaugural, que marca o começo do programa em Goiás. Outras turmas serão desenvolvidas, chegando a um total de 40 distribuídas em 18 cidades do Estado.
 
Realizado por meio de parceria entre Secretaria de Indústria e Comércio de Goiás (SIC) e Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás (AJE Goiás), o programa tem como meta capacitar mais de 4 mil empreendedores goianos até o final do ano. O objetivo ainda é incrementar o empreendedorismo formal, gerando impactos positivos para a sociedade, como a formalização de empresas, a geração de empregos diretos e indiretos, aumento da inovação, da oferta de produtos e serviços, da atividade econômica e da sustentabilidade das empresas no primeiro ano, além do aumento da renda per capita e melhoria da qualidade de vida dos envolvidos, a partir do incentivo à cultura empreendedora
 
Etapas
Os participantes selecionados para a turma inicial passarão por seis etapas durante o programa Minha Primeira Empresa. A primeira, no dia 5 de agosto, será o ‘Diagnóstico do Perfil Empreendedor’. A proposta é avaliar o participante e ajudá-lo a compreender a personalidade empreendedora, fornecendo informações para a tomada de decisões e condução de negócios. Todo o trabalho de avaliação será conduzido por um profissional da área de Psicologia, que ficará responsável ainda por repassar os resultados do diagnóstico para o e-mail cadastrado no programa. Após essa etapa, o participante poderá integrar as próximas etapas, que compreendem Curso de Iniciação ao Empreendedorismo, Curso de Gestão da Primeira Empresa e Plano de Negócios, Criação da Primeira Empresa, Crédito Primeira Empresa.
 
O Curso de Iniciação ao Empreendedorismo será oferecido durante três dias. Nesta etapa, os selecionados para a primeira turma vão receber orientações, com aulas expositivas sobre definição, princípios e objetivos de empreendedorismo, o empreendedorismo no mundo e no Brasil, os atributos do empreendedor, estratégias empreendedoras, funções da Administração, conceitos de mercado, ética e trabalho, recursos humanos, noções de administração financeira, noções de marketing e vendas, e casos empresariais.
 
Também estão programadas aulas com temáticas relacionadas ao conceito de micro e pequena empresa, microempreendedor individual, empreendedor individual de responsabilidade limitada, classificação por faturamento anual, supersimples, linhas de crédito, microproduzir, formalização de empresas, avaliação do curso e informações específicas.
 
O resultado do Diagnóstico do Perfil Empreendedor e a conclusão do curso de Iniciação ao Empreendedorismo serão requisitos imprescindíveis para que o participante possa integrar a turma do curso de Gestão da Primeira Empresa e Plano de Negócios.
 
Expectativa
A nutricionista e gastrônoma Laila Rios Biancardini é uma das selecionadas para a turma inicial do programa Minha Primeira Empresa. Já atuando no mercado com a empresa Nutricook – Gestão em Alimentação, Laila revela que iniciou no negócio sem qualquer conhecimento sobre empreendedorismo. “As duas graduações que fiz nem se quer falavam em empreendedorismo. A cada dia, vejo que a minha empresa pode dar certo por vários motivos, mas me sinto insegura no mercado”, enfatiza.
 
A nutricionista espera adquirir mais conhecimento sobre gestão empresarial e ganhar mais confiança para atuar no mercado com a capacitação que receberá do Minha Primeira Empresa. “Me sinto muito insegura com o mercado, mesmo buscando conhecimento, fazendo cursos, lendo livros. Eu não tive a oportunidade de ter uma educação empreendedora através dos meus pais, pois eles não tiveram oportunidades de estudo. Agora, avalio como positivo para empreendedores como eu o desenvolvimento do programa Minha Primeira empresa”, afirma.  
 
Próximas turmas do Minha Primeira Empresa em 2013/2014
5 de agosto – Goiânia/Região Central
13 de agosto – Goiânia/Região Norte
19 de agosto – Goiânia/Região Leste
2 de setembro – Goiânia/Região Oeste
2 de setembro – Anápolis
9 de setembro – Aparecida de Goiânia
23 de setembro – Trindade
23 de setembro – Goiânia/Região Norte
30 de setembro – Goianira
7 de outubro – Senador Canedo
8 de outubro – Goiânia
14 de outubro – Nerópolis
14 de outubro – Goiânia
28 de outubro – Aparecida de Goiânia
28 de outubro – Goiânia
4 de novembro – Inhumas
4 de novembro – Goiânia
18 de novembro – Hidrolândia
18 de novembro – Goiânia
25 de novembro – Bela Vista de Goiás
2 de dezembro – Anicuns
2 de dezembro – Goiânia
9 de dezembro – Rio Verde
9 de dezembro – Goiânia
16 de dezembro – Jataí
16 de dezembro – Goiânia
13 de janeiro – Itumbiara
13 de janeiro – Goiânia
20 de janeiro – Catalão
20 de janeiro – Goiânia
27 de janeiro – Luziânia
3 de fevereiro – Formosa
3 de fevereiro – Goiânia
10 de fevereiro – Porangatu
10 de fevereiro – Goiânia
17 de fevereiro – Anápolis
17 de fevereiro - Goiânia

Compartilhe

Comente: Programa capacitará empreendedores