Prefeitura lança projeto 'Curativo em Casa'

Projeto traz ampliação do serviço oferecido pela Rede SUS, onde os pacientes assistidos ganham em qualidade de vida


A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, informa que foi lançado o projeto Curativo em Casa, onde uma equipe de 2 enfermeiros e 3 técnicos de enfermagem assistem os pacientes acamados, pacientes crônicos e em pós operatório da Rede SUS que necessitam de curativos diários. Este é um projeto inovador que traz ampliação do serviço oferecido pela Rede SUS, onde os pacientes assistidos ganham em qualidade de vida.
 
De acordo com Paulo Renato Silva, coordenador do Projeto, em 30 dias de implantação do Curativo em Casa a equipe já atende 65 pacientes com curativos diários, 113 pacientes que recebem a entrega do material de curativo, sendo que estes recebem orientação da equipe sobre a maneira correta de fazer o curativo, além de receber uma visita semanal para avaliação da melhoria da ferida ou da cirurgia.
 
O objetivo desse projeto é fornecer uma assistência ampla ao paciente SUS fazendo que este tenha um pós-operatório bem assistido e também diminuindo os riscos de infecção, fazendo que muitos pacientes retornem às emergências com agravamento de sua condição.
 
O coordenador do projeto ainda disse que “os pacientes da Rede SUS pegavam esses materiais e muitas vezes não sabiam a maneira correta de fazer os curativos, o que também prejudicava na melhora destes”. Além disso, havia muito desperdício desse tipo de materiais, o que agora está sendo controlado, reforça o coordenador.
 
Para o ano de 2016 há uma proposta de ampliação de Projeto, já aprovado pelo novo secretário, Dr. Leonardo Tangerino, onde os pacientes que forem beneficiados pelo Curativo e Casa receberão os materiais em suas residências.  Atualmente, para os pacientes que precisam de assistência desse projeto devem procurar a  sede do Projeto que fica na Rua Gumercindo Ferreira, nº 91- centro (descida para o Clube Campestre), onde deverão levar documentos pessoais como: RG, comprovante de endereço, cartão SUS e também exames que comprovem a necessidade do paciente em receber o Curativo em Casa ( no caso de doentes crônicos como: idosos acamados e paraplégicos) , já no caso dos pacientes em pós-operatório, estes já passam pela triagem no próprio Hospital Municipal Universitário e de lá já saem incluídos no projeto.

Ascom – Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Prefeitura lança projeto 'Curativo em Casa'