Prefeitura inova para acaber com déficit estudantil

Salas modulares já estão em funcionamento. Duas mil novas vagas foram criadas


A Prefeitura de Rio Verde recebeu, nesta sexta-feira (13/1), 62 salas modulares, contratadas para ampliar a quantidade de vagas na rede municipal de Educação. Em entrevista, o prefeito Paulo do Vale (PMDB) afirmou que o déficit de vagas no município é de aproximadamente 1,6 mil vagas na educação infantil e entre 1,5 mil e 2 mil vagas no ensino fundamental.
 
De acordo com a prefeitura, as novas salas de aula garantirão, ainda em janeiro, vagas para 900 crianças. A locação dos módulos, afirmou o prefeito, foi realizada em caráter emergencial, diante da grande quantidade de crianças que ficariam excluídas neste início do ano letivo.
 
Complemento
Paulo do Vale explicou que os módulos são um complemento ao trabalho de reformulação do espaço físico nas escolas municipais que já renderam, segundo ele, a ampliação de mais 880 vagas.
 
“Os módulos são um complemento de uma reformulação na parte física existente, onde ofertamos mais 880 vagas. Com os módulos teremos entre 1,5 mil e 1,8 mil novas vagas até o início de fevereiro”, afirmou em referência a uma compra de mais módulos, ainda em tramitação. “Somadas, serão 2,5 mil vagas”, esclareceu.
 
Três novas creches em 2017
O prefeito anunciou a inauguração nos próximos meses de três creches, cujas obras, segundo ele, foram iniciadas há seis anos pela administração anterior. De acordo com Vale, a primeira será inaugurada já em fevereiro, a segunda em março e a terceira em agosto.
 
Cada creche terá capacidade para receber 250 crianças. Com as 2,5 mil vagas projetadas com os módulos e a reformulação dos espaços físicos, serão atendidas, portanto, mais de 3 mil crianças a mais do que em 2016.

De acordo com a prefeitura, o projeto é inspirado em modelos utilizados na Alemanha. As salas são compostas por paineis isotérmicos móveis e são climatizadas. As paredes podem ser utilizadas como quadro branco antialérgico. Os primeiros módulos serão instaladas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI´s) Anázia Antônio Cunha e Cilênio Modesto de Moraes.
 
Mais leitos para cirurgias eletivas
Paulo do Vale informou que oito módulos também foram contratados ampliar emergencialmente os leitos disponíveis no Hospital Municipal. O prefeito explicou que a locação deve minimizar a fila da demanda para cirurgias eletivas na cidade.
 
Segundo ele, os primeiros módulos foram locados e os próximos serão comprados.

A Redação

Compartilhe

Comente: Prefeitura inova para acaber com déficit estudantil