Prefeitura começou mutirão contra a dengue

Casos da doença em Rio Verde este ano já são 70% maiores que o ano passado


A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, informa que anteontem, 1º, começou o Mutirão Contra a Dengue, onde os agentes comunitários de endemias (ACE) fazem as visitas nas casas para averiguação das condições dos quintais, caixas d'água e de possíveis focos de criação do mosquito.  De acordo com Jamilton Pimenta, coordenador de endemias, “essa ação é uma ação conjunta com a Secretaria de Ação Urbana e Serviços Públicos, que fará a limpeza dos lotes e remoção do lixo coletado nesses locais e também tem o apoio  da Polícia Militar”.
 
Cada semana as equipes ficarão em um bairro de acordo com a incidência da doença nos locais. Por isso, a atividade dos agentes começou no setor Pauzanes, que possui o maior número de casos na cidade, com 173 casos notificações este ano.

Em 2015, a Vigilância Epidemiológica de Rio Verde já notificou 3.997 casos de dengue. Se comparar com os casos de 2014, 1.204 casos notificados, houve um aumento de aproximadamente de 70% dos casos. “Mesmo a Prefeitura de Rio Verde fazendo ações como o Mutirão da Dengue, que aconteceu em setembro e outubro, os casos não estão diminuindo”, afirma Jamilton. Para o coordenador isso acontece porque muitos cidadãos não estão recebendo os ACE em suas residências e também por falta de consciência da população que continua jogando lixos domésticos em locais indevidos como lotes baldios e em  áreas públicas.
 
É necessário que haja uma ação conjunta entre Prefeitura e cidadãos para que a luta contra a dengue seja mais efetiva, reforça Jamilton.

Ascom – Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Prefeitura começou mutirão contra a dengue