Portadores de necessidades especiais receberam equipamentos

Entrega aconteceu ontem, 29 de janeiro, na sede da Adefirv


Aconteceu na manhã de ontem, 29, na sede da Adefirv (Associação dos Deficientes Físicos de Rio Verde), solenidade para entrega oficial de 286 equipamentos para pessoas portadoras de necessidades especiais cadastradas no Programa Reabilitar Itinerante.

A abertura do evento ficou por conta de Jacinto Brás, que agradeceu as parcerias, em especial da Prefeitura de Rio Verde. “Esse apoio da D. Clarice, através da secretaria de Assistência Social, é muito importante para que pessoas sem condições financeira sejam beneficiadas com recursos. Quero ressaltar que para esse ano teremos novos e grandes desafios, mas sabemos que Adefirv pode contar a ajuda de todos aqui presentes”, disse.
 
O presidente da Câmara, Idelson Mendes falou da importância da Instituição para a cidade e disse, em nome da Casa de Leis, que todo apoio aos trabalhos ali realizados serão oferecidos. O presidente fez questão também de destacar o trabalho realizado pela secretária D. Clarice, que sempre acompanhou de perto. “Deixo para cada um de vocês uma mensagem da Bíblia Sagrada, que diz que com Deus vocês são mais que vencedores”, enfatizou.
 
Já o secretário José Carlos Pimenta Cabral comentou o prazer de participar de solenidades como essa, que o torna mais humano. Ele disse também que é preciso unir os poderes Executivo e Legislativo para que mais ações venham acontecer em prol dessa classe. “Sei que teremos muito trabalho a ser realizado nesta nova gestão, e a nossa prioridade é a população carente”, destacou.
 
Logo após os pronunciamentos aconteceu a entrega simbólica para a cadeirante Bruna Marques, de 18 anos, que devido a um acidente ficou paraplégica, o que ocorreu há dois anos. Para a mãe de Bruna, D. Gleiciane Marques, graças ao Programa sua filha está sendo bem assistida com o benefício. “Esse material é muito caro e eu não teria condições de arcar com o tratamento na rede particular. Minha filha tem melhorado gradativamente desde o acidente”, enfocou.
 
A troca de cadeiras foi feita diante de todos os presentes, que emocionados perceberam a importância do trabalho realizado pelo Reabilitar. Ao todo, o valor do investimento foi de cerca de R$ 101mil na compra de aparelhos, como: órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (cadeira de rodas, cadeira higiênica, andador, bengala e muleta).
 
Sobre o programa
O Reabilitar é um programa do Ministério da Saúde, gerenciado pelo Hospital Vila São Cottolengo, de Trindade-GO, que tem por objetivo atender pessoas portadoras de deficiências ou necessidades especiais, através da doação de aparelhos. O Hospital São Cottolengo é reconhecido pelo Ministério da Saúde como referência no atendimento de habilitação e reabilitação física e auditiva. A unidade mantém o Programa Reabilitar – de medicina física e auditiva.
 
Devido à necessidade de estender o Programa Reabilitar a outras cidades e entidades, foi criado, em 2005, a edição itinerante, que funciona por meio de parcerias com os municípios atendidos pelo Programa.

Ascom – Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Portadores de necessidades especiais receberam equipamentos