Por um atendimento com mais qualidade

Prefeitura de Rio Verde se dispõe a contribuir na melhoria da regulação em saúde da Região Sudoeste


O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde, Érico de Pina Cabral, reuniu-se na sexta-feira (22/5) com o prefeito de Rio Verde, Juraci Martins de Oliveira, e o secretário municipal de saúde, Danilo Marques Borges, para tratar da regulação em saúde no município. Segundo apresentado pelo promotor Érico de Pina, é de grande importância a implantação de um centro de regulação em Rio Verde com capacidade para centralizar toda a regulação da Região Sudoeste de Goiás.

No encontro, o prefeito ressaltou as dificuldades do sistema de saúde do município, em especial pelo fato de o Hospital de Urgências da Região Sudoeste ser localizado no município de Santa Helena. O secretário Danilo Borges informou que os repasses estaduais no ano de 2015 foram regularizados e os atrasados pagos em 18 vezes a partir de julho. No entanto, esclareceu que a Secretaria Estadual de Saúde não está repassando ao município de Rio Verde o pagamento das diárias de UTI. Ele também apontou que a escassez de verbas do Sistema Único de Saúde.

O promotor Érico de Pina, então, sugeriu a necessidade de elaboração de um projeto para a implantação de unidade pública no município, com um Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que é um centro de diagnósticos e orientação terapêutica de alta resolutividade em especialidades médicas.

De acordo com o secretário, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município está em atividade e possui cinco leitos de estabilização e existem ainda cinco leitos de UTI neonatal custeados pelo município. Para o prefeito, a maior dificuldade não é a construção de UTIs, mas a manutenção desse serviço médico.

Assim, o município se comprometeu a apresentar à SES as principais demandas na área de saúde e agendar reunião no órgão para a discussão desses problemas, assim como da área de saúde de toda a Região Sudoeste. A prefeitura também designará um representante para integrar reunião entre os complexos reguladores de todo o Estado, a ser realizada pelo Ministério Público.

Texto: Cristina Rosa - foto: Giselle Alves / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO

Compartilhe

Comente: Por um atendimento com mais qualidade